Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

Mostrar mensagens com a etiqueta Fernando Pessoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fernando Pessoa. Mostrar todas as mensagens

16 junho 2011

Concurso quem é quem - Apuradas as vencedoras

Carla Fernandes, do 8º A e Sónia Silva, do 6º A são as grandes vencedoras deste certame - desta edição e de todo o concurso, pois acertaram mais vezes ao longo das várias edições. Parabéns Carla e Sónia!
Ao longo de onze sessões, desafiámos os nossos alunos a adivinhar o escritor ou poeta da quinzena, apenas concedendo alguma pistas e uma caricatura. Por aqui passaram José Saramago, Oscar Wilde, Sophia de Mello Breynner, Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Jorge Amado, António Torrado, Miguel Torga, Mia Couto e Hans Christian Andersen, não necessariamente por esta ordem.
O poeta da última edição era Fernando Pessoa e os vencedores foram Carla Fernandes, do 8º A, Sónia Silva do 6º A e Gilberto Júnior do 1º B. Quem és tu Gilberto? Se és do Agrupamento de Arões, contacta-nos.
Todos os participantes irão receber um certificado de participação e a primeira e segunda vencedora receberão também um prémio. Certificados e prémios serão entregues na festa do Centenário da República, que no nosso Agrupamento se celebrará no dia 21 deste mês.

29 novembro 2010

Homenagem a Fernando Pessoa

Para assinalar o 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa (30 de Novembro), a equipa do Projecto a Ler + organizou uma sessão de poesia dita por um grupo de alunos do 9º ano, na sala do professores. A sessão acompanhou a entrega, à Directora, de um quadro realizado pelos alunos de Pintura, área dinamizada pelo professor Nuno Florêncio, representando o poeta. A apresentação esteve a cargo da professora Teresa Rodrigues e do professor Nuno Florêncio.
Aqui fica o testemunho.

28 novembro 2010

A felicidade exige valentia

No 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa, (assinalado a 30 de Novembro) publicamos aqui um texto que nos foi enviado pela nossa colega Fernanda Sousa. Num tempo tão incerto e difícil, estas palavras vêm mesmo a calhar. Aqui fica uma singela homenagem ao poeta das mil faces e também um apelo à coragem.
Agradecemos a gentileza da colega Fernanda e o seu desejo de partilha.

   "Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
   Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
   Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...".
Fernando Pessoa