Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens

06 junho 2011

Dia Mundial do Ambiente

Em 15 de Dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu definir um dia mundial para o ambiente, o que fez com a apresentação da resolução nº 2994 (XXII). Desde então, tem-se celebrado o Dia Mundial do Ambiente a 5 de Junho.
Este ano de 2011, comemorou-se mais um Dia Mundial do Ambiente sob o tema “Florestas: a natureza ao seu serviço”, dado estar a decorrer o Ano Internacional das Florestas.
Os serviços prestados pelas florestas à humanidade e à vida sobre a terra em geral são inúmeros: são os “pulmões” do planeta, capturando dióxido de carbono e libertando oxigénio, tendo assim um papel determinante no controlo das alterações climáticas, proporcionam  os mais ricos ecossistemas terrestres com inúmeras espécies animais e vegetais – sendo, pois, factores determinantes para uma existência com qualidade.
Para que as florestas possam manter e melhorar estes contributos inestimáveis, para que se possa fazer face a ameaças reais graves como a desflorestação indevida (ao nível mundial cada ano é destruída uma área equivalente a Portugal), a extensão da monocultura por espécies exóticas com a consequente ameaça à biodiversidade, etc., é necessária e urgente a consciencialização para atitudes responsáveis, que passam necessariamente por medidas de gestão sustentável das florestas tendo em vista uma “economia verde” e os consequentes benefícios económicos, sociais e ambientais.

13 maio 2011

O ambiente é de todos - Vamos poupar energia!

A escola aderiu ao projecto “ O AMBIENTE É DE TODOS – vamos poupar energia”, iniciativa da EDP que promove um conjunto de iniciativas de educação e de sensibilização relacionadas com o problema das alterações climáticas e com a necessidade de melhorar a eficiência energética nos diferentes espaços do nosso quotidiano.
Profª de CFQ, Isabel Sousa

No âmbito deste projecto, está patente no átrio da nossa escola uma mega exposição de maquetas efectuadas pelos alunos do 8º ano. Não percam! Ainda vão a tempo de a apreciar. Para já, aqui fica uma apresentação das mesmas. Temos mesmo bons artistas entre nós! Parabéns a todos! Há aqui trabalhos excelentes. Continuem a mostrar aquilo que valem! Força!