Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens

19 maio 2011

Gosto de ler, porque...

 A patir de hoje, vamos partilhar com todos vós uma série de testemunhos de leitores e leitoras assíduas, daqueles que gostam de ler e que o fazem por puro prazer. Colocámos várias perguntas: Quando se tornou num leitor assíduo? Qual foi o livro que despertou essa sede de leitura (ou os livros)? Por que gosta de ler?
Aqui fica o primeiro testemunho.

«Não me recordo exactamente de quando me apaixonei pela leitura. Possivelmente foi mesmo antes de aprender a ler…  O meu percurso enquanto leitora foi o de muitos da minha geração: na infância a Anita, as BD da Disney (ainda em Português do Brasil), depois Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara… Mais tarde as leituras de obras para Língua Portuguesa: Menina e Moça, Amor de Perdição (que «devorei» em cerca de dois dias), Os Maias, entre outros – gostei de os ler a todos.
Creio que o primeiro livro que li espontaneamente e me prendeu de imediato foi Capitães da Areia, de Jorge Amado, há mais de vinte anos. O que mais me cativou foi o realismo da acção e das personagens, aliado à mestria da linguagem do autor. Ainda hoje me sinto atraída por obras de carácter mais realista. Daí gostar tanto dos romances de Rosa Lobato de Faria, por exemplo, que estão recheados de personagens do dia-a-dia, cujas vivências e sentimentos poderiam perfeitamente ser os nossos. Por outro lado, também gosto muito da fantasia e da magia da saga Harry Potter, provavelmente porque teimo em não deixar crescer por completo a tal criança que há em mim (em nós), lição que aprendi com outra leitura marcante (O Principezinho) – que releio frequentemente e nunca me cansa.
Sou, sempre fui, uma leitora assídua (embora com fases mais intensas que outras) e sou igualmente uma defensora do direito inalienável do leitor de começar a ler um livro e não o terminar. Pois se «Um livro é um amigo», não nos tornamos amigos à primeira vista de todas as pessoas que conhecemos e isso aplica-se aos livros; se não nos cativa este, devemos tentar outro e outro, porque entre tanta literatura é impossível que não exista pelo menos um que nos convide a essa amizade.»

Professora Teresa Rodrigues

23 abril 2011

Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor

Celebra-se hoje, 23 de Abril, em mais de 100 países, o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
Foi na Catalunha, Espanha, onde surgiu pela primeira vez a ideia de celebrar este dia. Passou a ser habitual oferecer uma rosa a cada pessoa que comprasse um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo.
Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Buenos Aires, capital da Argentina, na América do Sul.
Eis algumas das cidades que foram capital do Livro, segundo a escolha da UNESCO: Madrid, Espanha (2001), Alexandria, no Egipto (2002), Nova Deli, na Índia (2003), Antuérpia, na Bélgica (2004), Montreal, Canadá (2005), Turim, em Itália (2006), Bogotá, na Colômbia (2007), Amesterdão, na Holanda (2008), Beirute, no Líbano (2009) e Ljubliana na Eslovénia (2010).

Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Por todas as razões e mais alguma, recomendo que leiam mais e mais. Sempre.


Para saberes mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Mundial_do_Livro
http://www.livrosepessoas.com/2011/04/21/a-capital-mundial-do-livro/
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=41628&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

04 abril 2011

A leitura nas férias

Aproximam-se as Férias da Páscoa e, com certeza, todos vão ter muito tempo livre. Algum desse tempo poderão empregá-lo na leitura, pois a leitura é uma excelente maneira de passar o tempo livre, além de alimentar o espírito e a imaginação, enriquecer o nosso vocabulário, fazer-nos viajar sem sairmos do lugar, vivermos as aventuras mais exóticas e envolventes... a leitura permite-nos tudo isto e muito mais, pois cada leitor lê uma "estória" diferente daquela que o autor escreveu e daquela que outros leitores leram.
Ler é uma aventura que pode até transformar-nos: depois de ler um livro certamente ficaremos diferentes do que éramos antes de o ler.
Foi a pensar nisso, que três dos vossos colegas deixaram algumas sugestões de leitura para as férias que se avizinham.

05 fevereiro 2011

Ler + ao ar livre - parte 2

Enquanto so dias de sol continuam a bafejar-nos com o seu calor e a sua luz, é tempo para aproveitá-lo ... a ler. Desta vez, foi a professora Lurdes Carlos e os seus alunos do 8º D que tomaram a iniciativa.
Quem disse que não é divertido ler os Lusíadas, ainda que seja em prosa e ao ar livre!!?? Aqui fica o testemunho!


20 janeiro 2011

A Ler + ao ar livre

Aproveitando o maravilhoso dia de sol que hoje se fez sentir, a Professora Paula Sobral foi com os seus alunos do 8º B ler para o recinto exterior da escola. É mesmo assim, pessoal, ler é uma actividade que se pode fazer em toda a parte, a qualquer hora e não é necessário quelquer pretexto.
Aproveitem os dias de sol, enquanto a Primavera não chega, e leiam muito.
Boas leituras!
Aqui fica um slideshow a assinalar o momento.


25 novembro 2010

Concurso Nacional de Leitura

Aproxima-se o dia do grande evento! É já no próximo dia 16 de Dezembro que vai ter lugar mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura, primeira fase, na biblioteca.

Lê a obra A Lua de Joana e participa no Concurso Nacional de Leitura 2010-2011.
Maria Teresa Maia Gonzalez, a autora, escreveu a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga. Se queres saber mais, lê este excelente livro,  participa no Concurso Nacional de Leitura e serás, certamente, um leitor 5 estrelas!

23 novembro 2010

Feira do Livro de Inverno

Aproxima-se o mês de Dezembro e com ele o Natal, as férias, mas também a nossa Feira do Livro de Inverno. Com o Natal à porta, é a altura ideal para pensar em presentes para o espírito, livros, livros e mais livros. Livros com "estórias", albuns, livros informativos, livros de reter a respiração, livros que fazem sonhar, livros que nos transportam para outra dimensão. Haverá muito por onde escolher.
Brevemente na nossa biblioteca. É já nos dias 2 e 3 de Dezembro.


26 abril 2010

Tertúlia Chá com Livros, na Biblioteca
Para encerrar uma semana inteiramente dedicada à LEITURA e ao livro, realizou-se na BE, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril, uma tertúlia Chá com Livros que contou com a participação de alunos, docentes e alguns convidados. Mais uma vez, ao som da música e acompanhado com chá e bolinhos, leram-se ou declamaram-se poemas, falou-se de livros, de leituras e, certamente, quem participou ficou mais enriquecido.


  • "A Música chama a Poesia". Leitura de poesia ao som da música
  • Ler em vários sotaques

Alunos e professores participaram num recital de poesia acompanhado ao som da flauta transversal. Houve também leitura de poemas em vários sotaques.
Visitas à Feira do Livro e Exposição de Trabalhos à volta das leituras
Já vai na 6º edição a Feira do Livro do Agrupamento. Foi mais uma forma da comunidade educativa contactar com os livros e poder até adquirir alguns. Todas as turmas a visitaram, viram e/folhearam os seus trabalhos expostos.