Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens

23 maio 2011

Gosto de ler, porque...

Mais um testemunho de uma professora sobre o "vício" da leitura.

«Sem dúvida que gosto muito de ler. O fascínio da leitura começou muito cedo. Lembro-me muito bem de acompanhar o meu pai na leitura do jornal “Comércio do Porto” aos fins-de-semana. Adorava fazer as palavras cruzadas e resolver alguns enigmas. Lembro-me da colecção da Anita, das histórias tradicionais, dos livros de banda desenha “ O patinhas”... Depois seguiram-se a colecção dos cinco, os sete, de Enid Blyton e por aí fora. O gosto pela leitura nunca mais parou, já que nunca deixei de imaginar enquanto lia. As personagens tomavam forma, os cenários existiam, podia visualizar a aventura claramente. Sabem, as personagens ficavam à minha espera, chamavam por mim. Era uma sensação fantástica!
Na aldeia onde morava, passava a carrinha da Gulbenkian. Era uma festa a chegada daquele maravilhoso carrinho! Todas as crianças da rua corriam à procura de mais aventuras. E sabem porquê, meninos? Não havia estas maravilhosas Bibliotecas Escolares, mas, nem por isso, a leitura era posta de lado. No 5º ano, fazíamos a biblioteca de turma. O dia da troca de livros era à 2ª feira e a ansiedade era imensa. Todos ansiavam pela troca dos livros e pelas partilhas de leituras. Lembro-me da minha professora de português, a professora Dorinda, maravilhosa, sem dúvida!
Mais tarde e, porque eram leituras obrigatórias, as minhas leituras evoluíram e os clássicos marcaram, de facto, esta fase da minha vida. Júlio Dinis, com A Morgadinha dos Canaviais, Camilo Castelo Branco, com O Amor de Perdição. Muito chorava eu ao ver o fiozinho de seda a descer pela janela, trazendo uma carta de amor. Mas, sem sombra de dúvida, Eça de Queirós é o eleito. Li muitos livros deste escritor, porque me identifico com a sua forma de escrever, o realismo que imprime nas descrições, no carácter majestoso das personagens, o humor sempre presente cativa qualquer leitor. Eça é o meu escritor de eleição. O Crime do Padre Amaro, Os Maias, A Cidade e as Serras, o Primo Basílio
Dos escritores estrangeiros e actuais, sou apaixonada pela Isabel Allende, A casa dos espíritos, A Filha da Fortuna, O Retrato a Sépia, A Ilha debaixo do Chão , entre muitos outros… Outro escritor que adoro é José Rodrigues dos Santos. O livro A Filha do Capitão é fantástico… Às vezes digo aos meus filhos que gostaria de reformar-me só para ter mais tempo para ler e dedicar-me às minhas alfaces e ao meu jardim.»

Professora Paula Sobral

19 maio 2011

Gosto de ler, porque...

 A patir de hoje, vamos partilhar com todos vós uma série de testemunhos de leitores e leitoras assíduas, daqueles que gostam de ler e que o fazem por puro prazer. Colocámos várias perguntas: Quando se tornou num leitor assíduo? Qual foi o livro que despertou essa sede de leitura (ou os livros)? Por que gosta de ler?
Aqui fica o primeiro testemunho.

«Não me recordo exactamente de quando me apaixonei pela leitura. Possivelmente foi mesmo antes de aprender a ler…  O meu percurso enquanto leitora foi o de muitos da minha geração: na infância a Anita, as BD da Disney (ainda em Português do Brasil), depois Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara… Mais tarde as leituras de obras para Língua Portuguesa: Menina e Moça, Amor de Perdição (que «devorei» em cerca de dois dias), Os Maias, entre outros – gostei de os ler a todos.
Creio que o primeiro livro que li espontaneamente e me prendeu de imediato foi Capitães da Areia, de Jorge Amado, há mais de vinte anos. O que mais me cativou foi o realismo da acção e das personagens, aliado à mestria da linguagem do autor. Ainda hoje me sinto atraída por obras de carácter mais realista. Daí gostar tanto dos romances de Rosa Lobato de Faria, por exemplo, que estão recheados de personagens do dia-a-dia, cujas vivências e sentimentos poderiam perfeitamente ser os nossos. Por outro lado, também gosto muito da fantasia e da magia da saga Harry Potter, provavelmente porque teimo em não deixar crescer por completo a tal criança que há em mim (em nós), lição que aprendi com outra leitura marcante (O Principezinho) – que releio frequentemente e nunca me cansa.
Sou, sempre fui, uma leitora assídua (embora com fases mais intensas que outras) e sou igualmente uma defensora do direito inalienável do leitor de começar a ler um livro e não o terminar. Pois se «Um livro é um amigo», não nos tornamos amigos à primeira vista de todas as pessoas que conhecemos e isso aplica-se aos livros; se não nos cativa este, devemos tentar outro e outro, porque entre tanta literatura é impossível que não exista pelo menos um que nos convide a essa amizade.»

Professora Teresa Rodrigues

04 abril 2011

Sugestões de leitura na voz dos nossos alunos

 Este livro é muito bom. Está na minha “lista” de livros favoritos! É um romance repleto de aventura, mistério e suspense até à última frase. Para além disso, é bastante enriquecedor culturalmente. Com este livro, estudei várias disciplinas como Geografia, Ciências Naturais, Físico – Química e um pouco de História, pois fala sobre o Aquecimento Global e o iminente fim do Petróleo.
 É realmente um livro entusiasmante. Aconselho-o vivamente. É um livro de que gosto pelo facto de ter um enredo bem desenvolvido, uma linguagem acessível e ao mesmo tempo elaborada, por falar de temas actuais, por ter uma história cativante e por dar a conhecer um pouco de todo o mundo

Carla Fernandes, 8ºA



Eu gostei muito de ler este livro!!! É indicado para quem gosta de chocolate. É um livro fascinante e apaixonante, que vale a pena ler. Ao ler este livro, senti os variados aromas da chocolateria “La Célest Praline”, criada por Vianne Rocher, a protagonista desta história. A história das personagens deixa-nos entusiasmados. Demonstra a ingenuidade das crianças, a força e a coragem precisas em muitos momentos… É um bom romance que parece estar “disfarçado” de uma história verídica.

Gabriela Cunha, 8º A



Mais um livro de acção, onde toda a... não diria mestria, mas excelente capacidade para escrever livros de acção, se revela. Mais uma vez, não sendo um livro pesado e complexo, tal como os outros livros da colecção, "Segurança Máxima" é antes um livro simples, com um registo mais adolescente, mas com um ritmo alucinante e uma história interessante e que, mesmo para leitores mais graúdos, não vai deixar de agradar. Adorei ler este livro, pois nuca tinha lido um tão espectacular como este. Adoraria ler o resto da colecção!

Manuel Paiva, 8ºA


Todos eles estão disponíveis na tua BE.



A leitura nas férias

Aproximam-se as Férias da Páscoa e, com certeza, todos vão ter muito tempo livre. Algum desse tempo poderão empregá-lo na leitura, pois a leitura é uma excelente maneira de passar o tempo livre, além de alimentar o espírito e a imaginação, enriquecer o nosso vocabulário, fazer-nos viajar sem sairmos do lugar, vivermos as aventuras mais exóticas e envolventes... a leitura permite-nos tudo isto e muito mais, pois cada leitor lê uma "estória" diferente daquela que o autor escreveu e daquela que outros leitores leram.
Ler é uma aventura que pode até transformar-nos: depois de ler um livro certamente ficaremos diferentes do que éramos antes de o ler.
Foi a pensar nisso, que três dos vossos colegas deixaram algumas sugestões de leitura para as férias que se avizinham.

10 março 2011

Semana da Leitura e das Línguas

Está para breve mais uma Semana da Leitura e das Línguas no nosso agrupamento. À semelhança do que aconteceu noutros anos, vamos ter uma grande variedade de actividades em que poderás participar: apresentação de livros interturmas, chá com livros, encontros com escritores, feira do livro, leituras fora da escola, nomeadamente visitas aos lares de terceira idade/ centros de dia de Cepães e Arões, distribuição de poemas na pastelaria pizzaria Romy, estátuas vivas, homenagem à escritora Rosa Lobato de Faria, entrega de prémios, confecção e venda de crepes, recitais de poesia em vários sotaques ..., entre tantas outras.
Consulta o programa disponível neste blogue.
Participa!

18 fevereiro 2011

Finalmente, chegámos!

Finalmente foram inaugurados os pontos de leitura.
Lembram-se dos pontos de interrogação espalhados pela escola há algum tempo? Pois estes pontos de interrogação anunciavam os pontos de leitura. O que são os pontos de leitura?
São nada mais nada menos que dois frigoríficos em fim de vida, reciclados e reutilizados para outros fins. Neste caso, foram transformados em armários para livros e revistas. As obras do pintor modernista Mondrian inspiraram-nos para a decoração e no seu interior estão livros e revistas que poderão ler sempre que vos apetecer. O único senão é que só o podem fazer na escola. Estes livros e revistas não são para levar para casa. Depois de os lerem, devem deixá-los no respectivo ponto de leitura e voltam a pegar nele no dia seguinte.
A equipa do Projecto a Ler + organizou e dinamizou esta iniciativa que, esperamos, seja do vosso agrado. Ler + em todos os lugares é o nosso lema.
Boas leituras.


16 fevereiro 2011

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

A segunda fase do Concurso Nacional de Leitura terá lugar no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no próximo dia 9 de Abril, pelas 13h:30min.
As obras que têm de ler são:
      -  Diário cruzado de João e Joana, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Caminho;
      -  Vento, areia e amoras bravas, de Agustina Bessa-Luís, Guimarães Editores.
Caras alunas apuradas para a segunda fase do concurso, podem começar pelo primeiro título, disponível na nossa BE. Brevemente teremos o outro título à vossa disposição.
Boas leituras!



Para mais informações, consulta o regulamento do concurso.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/cnl2.pdf

Empréstimo domiciliário: um estudo comparativo

O segundo período já vai a meio e não queria deixar de divulgar um grande feito. O número de empréstimos domiciliários referentes ao 1º período, em comparação com o mesmo período do ano transacto, aumentou significativamente. Certamente, tal facto deve-se ao Projecto a Ler +. Mas este nada seria sem a permanente e empenhada colaboração das docentes de Língua Portuguesa, dos docentes de Estudo Acompanhado e demais professores que incentivam os alunos à leitura prazenteira. E ainda temos a aquisição de novos títulos  que vão ao encontro dos gostos, interesses e necessidades dos nossos utilizadores. Parabéns a todos pelo empenho, pela dedicação e por acreditarem nesta causa!
Aqui ficam alguns números.

05 fevereiro 2011

Mais livros novos

A biblioteca existe para vos servir e atender aos vossos interesses, sempre que possível. Acabaram de chegar livrinhos novos para aumentar a variedade das vossas leituras, bem como contribuir para o aumento do vosso conhecimento. Desta vez, chegaram, finalmente, livros de Geografia há muito tempo encomendados.


20 janeiro 2011

A Ler + ao ar livre

Aproveitando o maravilhoso dia de sol que hoje se fez sentir, a Professora Paula Sobral foi com os seus alunos do 8º B ler para o recinto exterior da escola. É mesmo assim, pessoal, ler é uma actividade que se pode fazer em toda a parte, a qualquer hora e não é necessário quelquer pretexto.
Aproveitem os dias de sol, enquanto a Primavera não chega, e leiam muito.
Boas leituras!
Aqui fica um slideshow a assinalar o momento.


14 janeiro 2011

Renovação do fundo documental

Ano novo, aquisições novas. Já estão disponíveis novos títulos para alimentar a vossa sede de leituras, muitos deles há tanto tempo esperados. Eis alguns deles.


23 novembro 2010

Mais Novas Aquisições

Mais livrinhos frescos prontos para vocês devorarem. Há para todos os gostos. Novos conjuntos para variar a oferta das leituras orientadas em sala de aula. Mas também opções para aprender de forma lúdica. Para apoio ao Projecto a Ler + Ciências, a Ler + História, a Ler + Geografia, a Ler + Matemática, a Ler + Desporto...
Só não lê quem não quer. Há muito por onde escolher.

Já foste à biblioteca hoje? Por que esperas?



Feira do Livro de Inverno

Aproxima-se o mês de Dezembro e com ele o Natal, as férias, mas também a nossa Feira do Livro de Inverno. Com o Natal à porta, é a altura ideal para pensar em presentes para o espírito, livros, livros e mais livros. Livros com "estórias", albuns, livros informativos, livros de reter a respiração, livros que fazem sonhar, livros que nos transportam para outra dimensão. Haverá muito por onde escolher.
Brevemente na nossa biblioteca. É já nos dias 2 e 3 de Dezembro.


15 outubro 2010

Top dos 7 mais

 No primeiro mês de aulas - de 8 de Setembro a 8 de Outubro - apurámos os 7 livros mais requisitados do mês. Vejamos quais foram:

O rapaz de bronze, de Sophia de Mello Breynner Andresen
Histórias, memórias e contos tontos, de Maria do Céu Nogueira
A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia González
A pérola, de John Steinbeck
A estrela, de Vergílio Ferreira
Harry Potter e o príncipe misterioso, de J.K. Rowlling
O livro do português errante, de Manuel Alegre

01 outubro 2010

Pedro Seromenho de volta à escola

No próximo dia 22 deste mês, para comemorar o mês das bibliotecas escolares, teremos um encontro com Pedro Seromenho nas bibliotecas da EB1/JIde Cepães e da EB1/JI de Ferreiros. O escritor e ilustrador de "A Estrelinha Pálida" e de "A Nascente de Tinta" vai estar entre a pequenada para encantar e deliciar com o seu talento.

20 setembro 2010

26 de Setembro - Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de Setembro assinala-se mais um DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS.
O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001 , ano em que se comemorou o Ano Europeu das Línguas, por iniciativa do Conselho da Europa. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
O DEL tem como objectivos:
. chamar a atenção do público para a importância de aprender línguas;
. promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas;
. estimular a aprendizagem de línguas ao longo da vida.
As escolas são um local privilegiado para celebrar o Dia Europeu das Línguas: cada vez mais escolas o fazem no próprio dia ou em vários dias, consoante o calendário a as actividades planeadas.
In http://www.appi.pt/act/projectos/docs/DEL.pdf
A nossa escola pretende assinalar esta data com uma mini-exposição de livros de que dispomos na Biblioteca e que te permitem aprender e conhecer melhor algumas línguas e, durante o mês de Setembro, estarão alguns deles em destaque.

26 abril 2010

Tertúlia Chá com Livros, na Biblioteca
Para encerrar uma semana inteiramente dedicada à LEITURA e ao livro, realizou-se na BE, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril, uma tertúlia Chá com Livros que contou com a participação de alunos, docentes e alguns convidados. Mais uma vez, ao som da música e acompanhado com chá e bolinhos, leram-se ou declamaram-se poemas, falou-se de livros, de leituras e, certamente, quem participou ficou mais enriquecido.


Visitas à Feira do Livro e Exposição de Trabalhos à volta das leituras
Já vai na 6º edição a Feira do Livro do Agrupamento. Foi mais uma forma da comunidade educativa contactar com os livros e poder até adquirir alguns. Todas as turmas a visitaram, viram e/folhearam os seus trabalhos expostos.