Páginas
04 maio 2010
A Turma Leitora do 2º Período
Semana da Leitura 2010
Estátuas Vivas (reencarnação de escritores e personagens dos livros)
O dia 20 começou com a animação no exterior da escola. Alunos de vários anos de escolaridade trajaram-se a rigor para representarem escritores, poetas, personagens de livros. A restante comunidade acorreu para os ver e apreciar.
Etiquetas:
contos infanto-juvenis,
estátuas,
personagens literatura
28 abril 2010
O Peixinho Cor-de-Laranja
História construída por todas as turmas da EB1 e Jardim de Infância de Monte, Arões Sta. Cristina e respectivas ilustrações, no âmbito da Semana da Leitura 2010.
o Peixinho Cor-de-Laranja26 abril 2010
Tertúlia Chá com Livros, na Biblioteca
Para encerrar uma semana inteiramente dedicada à LEITURA e ao livro, realizou-se na BE, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril, uma tertúlia Chá com Livros que contou com a participação de alunos, docentes e alguns convidados. Mais uma vez, ao som da música e acompanhado com chá e bolinhos, leram-se ou declamaram-se poemas, falou-se de livros, de leituras e, certamente, quem participou ficou mais enriquecido.
- "A Música chama a Poesia". Leitura de poesia ao som da música
- Ler em vários sotaques
Alunos e professores participaram num recital de poesia acompanhado ao som da flauta transversal. Houve também leitura de poemas em vários sotaques.
PNL e Teatro na Semana da Leitura
Como não podia deixar de ser, o teatro anda de mãos dadas com os livros e a leitura. Assistimos a algumas representações de peças efectuadas pelos alunos (e encenadas pelas docentes de Língua Portuguesa, que estão de parabéns pelo excelente trabalho). As obras lidas e trabalhadas no âmbito do PNL deram origem a curtas dramatizações, como podemos ver nas seguintes fotografias:
Sessões de Teatro na escola: - "A Árvore Testemunha";
- "O Príncipe Feliz";
- "História do Livro";
- "Anacleto no consultório";
- "A Lua de Joana";
- "Herdeiros da Lua de Joana";
- "Episódio de Inês de Castro".
Visitas à Feira do Livro e Exposição de Trabalhos à volta das leituras


Já vai na 6º edição a Feira do Livro do Agrupamento. Foi mais uma forma da comunidade educativa contactar com os livros e poder até adquirir alguns. Todas as turmas a visitaram, viram e/folhearam os seus trabalhos expostos.
Etiquetas:
feira do livro,
leitura,
livros
Encontro com o Escritor Pedro Seromenho, na EB 2/3

Encontro com a Escritora Bernardete Costa na EB 1/JI de Ferreiros
Os alunos do 5º, do 6º e do 8º ano tiveram a oportunidade de assistir e participar num encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, autor de Nascente de Tinta ou 900: história de um rei - D. Afonso Henriques. Com o seu talento para contar histórias e desenhar, Pedro Seromenho encantou miúdos e graúdos. No final, houve sessão de autógrafos personalizados. O brilhozinho nos olhos dos alunos e aprocura dos seus livros foram provas de que o encontro foi um sucesso.
Para os mais pequeninos (pré-escolar e 1º ano) do Agrupamento, realizou-se na EB1/JI de Ferreiros um encontro com a escritora de livros infantis Bernardete Costa. Os alunos apresentaram alguns trabalhos realizados no âmbito das leituras feitas dos seus livros e a autora conversou e brincou com eles, motivando-os para outras leituras.
Exposição sobre o 25 de Abril
Está a decorrer na BE/CRE uma exposição sobre o 25 de Abril. Algumas fotografias da exposição...


15 abril 2010
Efemérides do mês de Abril
Subscrever:
Mensagens (Atom)


