Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

26 maio 2010

Sugestão de Leitura


Desta vez, propomos para leitura para os mais pequeninos o novo título de Pedro Seromenho "A Estrelinha Pálida". É a história de uma estrelinha que era diferente das outras. Já disponível na tua biblioteca.

07 maio 2010

Exposição - Língua Portuguesa no Mundo

Está a decorrer uma exposição na BE/CRE, com diversos trabalhos, das turmas 6ºA, 6ºB e 6ºC. Os trabalhos estão muito criativos e apelativos, como demostram as imagens que se seguem.

Efemérides do mês de Maio


Maio é o mês de...
  • 1 - Dia Internacional do Trabalhador
  • 9 - Dia da Europa
  • 9 - Dia da Mãe
  • 18 - Dia Internacional dos Museus
  • 22 - Dia Internacional da Biodiversidade
  • 29 - Dia Nacional da Energia
  • 31 - Dia Mundial sem Tabaco

04 maio 2010

A Turma Leitora do 2º Período

Turma Leitora

Semana da Leitura 2010

Estátuas Vivas (reencarnação de escritores e personagens dos livros)
O dia 20 começou com a animação no exterior da escola. Alunos de vários anos de escolaridade trajaram-se a rigor para representarem escritores, poetas, personagens de livros. A restante comunidade acorreu para os ver e apreciar.

28 abril 2010

O Peixinho Cor-de-Laranja

História construída por todas as turmas da EB1 e Jardim de Infância de Monte, Arões Sta. Cristina e respectivas ilustrações, no âmbito da Semana da Leitura 2010.

o Peixinho Cor-de-Laranja

26 abril 2010

Tertúlia Chá com Livros, na Biblioteca
Para encerrar uma semana inteiramente dedicada à LEITURA e ao livro, realizou-se na BE, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril, uma tertúlia Chá com Livros que contou com a participação de alunos, docentes e alguns convidados. Mais uma vez, ao som da música e acompanhado com chá e bolinhos, leram-se ou declamaram-se poemas, falou-se de livros, de leituras e, certamente, quem participou ficou mais enriquecido.


  • "A Música chama a Poesia". Leitura de poesia ao som da música
  • Ler em vários sotaques

Alunos e professores participaram num recital de poesia acompanhado ao som da flauta transversal. Houve também leitura de poemas em vários sotaques.

PNL e Teatro na Semana da Leitura

Como não podia deixar de ser, o teatro anda de mãos dadas com os livros e a leitura. Assistimos a algumas representações de peças efectuadas pelos alunos (e encenadas pelas docentes de Língua Portuguesa, que estão de parabéns pelo excelente trabalho). As obras lidas e trabalhadas no âmbito do PNL deram origem a curtas dramatizações, como podemos ver nas seguintes fotografias:
Sessões de Teatro na escola:
  • "A Árvore Testemunha";
  • "O Príncipe Feliz";
  • "História do Livro";
  • "Anacleto no consultório";
  • "A Lua de Joana";
  • "Herdeiros da Lua de Joana";
  • "Episódio de Inês de Castro".


Visitas à Feira do Livro e Exposição de Trabalhos à volta das leituras
Já vai na 6º edição a Feira do Livro do Agrupamento. Foi mais uma forma da comunidade educativa contactar com os livros e poder até adquirir alguns. Todas as turmas a visitaram, viram e/folhearam os seus trabalhos expostos.