Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

18 dezembro 2010

Concurso "Quem é quem" - 1ª edição

Chegou ao fim a primeira edição do concurso "Quem é quem", que decorreu de 1 a 15 de Dezembro. O autor desta edição era José Saramago. Os vencedores foram:
- Bruno Ribeiro, 8º A, nº 4;
- Catarina, 7º C, nº 6;
- Carla Fernandes, 8º A, nº 6;
- Cláudia Freitas, 8º C, nº 12;
- Rúben Costa, 8º A, nº 20.

Continuem a concorrer. No final do ano lectivo haverá prémios.
Está já aberta a segunda edição, patente até dia 31 de Dezembro. Concorram! Participem! Desafiem os vossos neurónios e descubram qual é o autor escolhido para esta quinzena.

14 dezembro 2010

Galeria dos poetas

Quem diz que o embelezamento é supérfluo? Aqui está mais um espaço da escola onde os poetas têm o seu lugar.
Os quadros são da autoria do professor Nuno Florêncio e dos seus alunos de Oficina de Artes e imortalizam os poetas Miguel Torga, Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade.

Presépio químico exposto na BE

A professora Amélia Sousa e alguns dos seus alunos do 7º C fizeram um presépio químico e uma árvore de Natal com tubos de ensaio e outros artefactos de laboratório, corantes e algumas soluções químicas, inserido no Projecto "Mãos na Obra". A professora Sílvia Lemos ajudou  a fazer os reis-magos e o professor Nuno Florêncio ajudou a fazer a Virgem e o S. José. O resultado foi este presépio e árvore de Natal que podem apreciar no slideshow.

13 dezembro 2010

Celebrando o Natal com leituras entre gerações

Faltam doze dias para o Natal. O espírito natalício está por todo o lado, não só nas decorações mas nos sentimentos. E estes inspiram partilha. Foi um autêntico momento de partilha a deslocação de alguns dos nossos alunos do 2º e 3º ciclo às escolas E.B.1/J.I. de Ferreiros e de Fareja para contarem algumas histórias de Natal às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. A actividade, no âmbito do Projecto a Ler +, esteve a cargo das professoras Paula Sobral e Judite Carvalho. Foi realmente interessante e bonito e as crianças estiveram muito entusiasmadas.

06 dezembro 2010

Biblioteca da EB1/JI de Cepães

No âmbito da dinamização mensal da biblioteca da Eb1/JI de Cepães, a actividade desenvolvida no mês de Novembro foi da responsabilidade da turma C.2.4
No mês em que se celebra o S. Martinho e se fazem os Magustos, os alunos dramatizaram a história “ A Maria Castanha”. 
Aqui ficam algumas imagens da actividade:


03 dezembro 2010

Feira do Livro de Inverno [de Natal]

Está quase a acabar  a nossa feira do livro de Inverno ou de Natal.
Aqui ficam algumas fotos para a posteridade.

29 novembro 2010

Homenagem a Fernando Pessoa

Para assinalar o 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa (30 de Novembro), a equipa do Projecto a Ler + organizou uma sessão de poesia dita por um grupo de alunos do 9º ano, na sala do professores. A sessão acompanhou a entrega, à Directora, de um quadro realizado pelos alunos de Pintura, área dinamizada pelo professor Nuno Florêncio, representando o poeta. A apresentação esteve a cargo da professora Teresa Rodrigues e do professor Nuno Florêncio.
Aqui fica o testemunho.

28 novembro 2010

Concurso Quem é quem

Brevemente, a BE vai promover mais uma actividade para espevitar a tua curiosidade, o concurso Quem é quem.
Quinzenalmente, será publicada neste blogue uma imagem de um escritor ou ilustrador, serão dadas algumas dicas e tu só terás que adivinhar de quem se trata. Para isso, clicas na hiperligação que é apresentada e respondes ao questionário. É simples. Só tens que aceder ao nosso blogue e manteres-te informado, pois iremos publicando aqui todas as novidades.
A primeira prova começa já na próxima semana. Fica atento!

A felicidade exige valentia

No 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa, (assinalado a 30 de Novembro) publicamos aqui um texto que nos foi enviado pela nossa colega Fernanda Sousa. Num tempo tão incerto e difícil, estas palavras vêm mesmo a calhar. Aqui fica uma singela homenagem ao poeta das mil faces e também um apelo à coragem.
Agradecemos a gentileza da colega Fernanda e o seu desejo de partilha.

   "Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
   Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
   Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...".
Fernando Pessoa


25 novembro 2010

Concurso Nacional de Leitura

Aproxima-se o dia do grande evento! É já no próximo dia 16 de Dezembro que vai ter lugar mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura, primeira fase, na biblioteca.

Lê a obra A Lua de Joana e participa no Concurso Nacional de Leitura 2010-2011.
Maria Teresa Maia Gonzalez, a autora, escreveu a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga. Se queres saber mais, lê este excelente livro,  participa no Concurso Nacional de Leitura e serás, certamente, um leitor 5 estrelas!