Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

21 janeiro 2011

Clube de Leitores

Está já formado um grupo que irá constituir o Clube de Leitores e funcionar na BE, às quintas-feiras, das 14 h:25 min às 15 h:10 min.
O grupo é o seguinte:
 
   - Diana Peixoto, 9º D
   - Filipa Fernandes, 9º D
   - Cláudia Abreu, 5º A
   - Bruna Salgado, 5º A
   - Inês Fernandes, 5º A
   - Catarina Ferreira, 5º A
   - David Castro, 5º A
   - Hugo Moreira, 5º A
   - Luís Teixeira, 5º A
   - Pedro Nuno, 5º A. 

Os restantes alunos inscritos optaram por dia e hora pouco concorridos, logo não é possível, por enquanto, formar novos grupos. Aguardam-se novas inscrições e, talvez, novos grupos.


20 janeiro 2011

A Ler + ao ar livre

Aproveitando o maravilhoso dia de sol que hoje se fez sentir, a Professora Paula Sobral foi com os seus alunos do 8º B ler para o recinto exterior da escola. É mesmo assim, pessoal, ler é uma actividade que se pode fazer em toda a parte, a qualquer hora e não é necessário quelquer pretexto.
Aproveitem os dias de sol, enquanto a Primavera não chega, e leiam muito.
Boas leituras!
Aqui fica um slideshow a assinalar o momento.


14 janeiro 2011

Concurso "Quem é quem" - 2ª edição

Terminou a segunda edição do concurso "Quem é quem". O escritor desta edição era Oscar Wilde e os alunos vencedores foram:

        - Álvaro, 8º B, nº 2
        - Ana Antunes,8º B nº 3
        - Ana Costa, 8º B, nº 7
        - Carla Fernandes, 8ºA, nº 6
        - Catarina Fernandes, 8º B, nº 11
        - Filipe Ribeiro, 8º B, nº 16
        - Gil Carvalho, 8º B, nº 17
        - Paula Silva, 8º B, nº 20
        - Paulo Miranda, 8º B, nº 21

Parabéns! Fiquem atentos para a próxima edição que decorrerá de 15 a 31 de Janeiro.

Renovação do fundo documental

Ano novo, aquisições novas. Já estão disponíveis novos títulos para alimentar a vossa sede de leituras, muitos deles há tanto tempo esperados. Eis alguns deles.


12 janeiro 2011

Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico

Veio para ficar e entra em vigor  nas escolas já no início do próximo ano lectivo. É bom que nos habituemos a usá-lo. Mas para isso, temos de saber como. Aqui fica um guia muito prático.
É só aceder à hiperligação.

<http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543723>

11 janeiro 2011

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase: apuramento para a 2ª fase

Estão apurados os alunos seleccionados para irem representar a Escola na segunda fase do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em Março em local ainda a determinar.
De acordo com as professoras de Língua Portuguesa responsáveis pela correcção das provas, "havia provas muito boas, foi difícil escolher só três alunas."
Como já deu para perceber, as vencedoras foram todas do género feminino. Foram elas:
   - Sofia Boaventura, 9º A
   - Filipa Fernandes, 9º D
   - Carla Pereira, 9º A
Os participantes estão todos de parabéns, especialmente as alunas apuradas para a segunda fase.

03 janeiro 2011

Concurso "Quem é quem"

O questionário do concurso "Quem é quem" está já à vossa disposição e ficará activo até dia 15 de Janeiro.
Concorram! No final, haverá prémios.

20 dezembro 2010

Poemas e histórias de Natal dos mais velhos para os mais novos e dos mais novos para professores

Dando continuidade à actividade que se iniciou há alguns dias, os alunos do 9º ano deslocaram-se às salas dos alunos de 5º para lerem poemas e histórias de Natal.

Também houve leitura de poemas de Natal lidos mpor alunos aos docentes, na sala de professores.


 

Concurso Nacional de Leitura, 1ª Fase

Realizou-se no passado dia 16 de Dezembro, no auditório da EB 2,3 de Arões, a primeira fase de apuramento do Concurso Nacional de Leitura. Os três melhores alunos irão representar a escola na fase distrital ,que se realizará no 2º período em local ainda a designar.
Aqui fica o testemunho.


18 dezembro 2010

Concurso "Quem é quem" - 1ª edição

Chegou ao fim a primeira edição do concurso "Quem é quem", que decorreu de 1 a 15 de Dezembro. O autor desta edição era José Saramago. Os vencedores foram:
- Bruno Ribeiro, 8º A, nº 4;
- Catarina, 7º C, nº 6;
- Carla Fernandes, 8º A, nº 6;
- Cláudia Freitas, 8º C, nº 12;
- Rúben Costa, 8º A, nº 20.

Continuem a concorrer. No final do ano lectivo haverá prémios.
Está já aberta a segunda edição, patente até dia 31 de Dezembro. Concorram! Participem! Desafiem os vossos neurónios e descubram qual é o autor escolhido para esta quinzena.