Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

05 fevereiro 2011

Ler + ao ar livre - parte 2

Enquanto so dias de sol continuam a bafejar-nos com o seu calor e a sua luz, é tempo para aproveitá-lo ... a ler. Desta vez, foi a professora Lurdes Carlos e os seus alunos do 8º D que tomaram a iniciativa.
Quem disse que não é divertido ler os Lusíadas, ainda que seja em prosa e ao ar livre!!?? Aqui fica o testemunho!


03 fevereiro 2011

Homenagem a Rosa Lobato de Faria

Ontem, dia 2, completou-se um ano sobre a morte da escritora Rosa Lobato de Faria. A BE e a equipa do Projecto a Ler +, em colaboração com alguns alunos do 9º C, prestaram-lhe homenagem com a leitura de alguns dos seus poemas na sala dos professores e a oferta ao Agrupamento de um quadro da autora, efectuado pelo professor Nuno Florêncio e os seus alunos, em Oficina de Artes, que será exposto em lugar de destaque.




01 fevereiro 2011

Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais

A BE está a a realizar um plano de desenvolvimento das literacias da informação e digitais destinado aos alunos do 5º ano, em articulação com a área de Estudo Acompanhado. A primeira aula teve início no passado dia 24 de Janeiro e o plano decorrerá até finais de Abril. Oportunamente, daremos mais informação sobre o assunto.

Concurso "Quem é quem" - 3ª edição

A terceira edição do concurso Quem é quem" chegou ao fim. Desta vez, só houve uma vencedora, foi a Carla Fernandes, do 8º A, nº 6. A autora desta sessão era Sophia de Mello Breyner Andresen.
A 4ª edição já está aberta e estará disponível até dia 15 de Fevereiro.

25 janeiro 2011

Clube de Leitores

Caríssimos alunos! A primeira sessão do Clube de Leitores é já na próxima quinta-feira. Não se esqueçam! Das 14 h:25 min às 15 h: 10 min, na BE.

24 janeiro 2011

Dia de S. Valentim

Aproxima-se o Dia de S. Valentim e com ele mais um Dia dos Namorados. A BE lança-te um novo desafio. Faz um poema celebrando o amor, inédito, de tua autoria, entrega-o na BE até dia 10 de Fevereiro e habilita-te a um magnífico prémio.



21 janeiro 2011

Clube de Leitores

Está já formado um grupo que irá constituir o Clube de Leitores e funcionar na BE, às quintas-feiras, das 14 h:25 min às 15 h:10 min.
O grupo é o seguinte:
 
   - Diana Peixoto, 9º D
   - Filipa Fernandes, 9º D
   - Cláudia Abreu, 5º A
   - Bruna Salgado, 5º A
   - Inês Fernandes, 5º A
   - Catarina Ferreira, 5º A
   - David Castro, 5º A
   - Hugo Moreira, 5º A
   - Luís Teixeira, 5º A
   - Pedro Nuno, 5º A. 

Os restantes alunos inscritos optaram por dia e hora pouco concorridos, logo não é possível, por enquanto, formar novos grupos. Aguardam-se novas inscrições e, talvez, novos grupos.


20 janeiro 2011

A Ler + ao ar livre

Aproveitando o maravilhoso dia de sol que hoje se fez sentir, a Professora Paula Sobral foi com os seus alunos do 8º B ler para o recinto exterior da escola. É mesmo assim, pessoal, ler é uma actividade que se pode fazer em toda a parte, a qualquer hora e não é necessário quelquer pretexto.
Aproveitem os dias de sol, enquanto a Primavera não chega, e leiam muito.
Boas leituras!
Aqui fica um slideshow a assinalar o momento.


14 janeiro 2011

Concurso "Quem é quem" - 2ª edição

Terminou a segunda edição do concurso "Quem é quem". O escritor desta edição era Oscar Wilde e os alunos vencedores foram:

        - Álvaro, 8º B, nº 2
        - Ana Antunes,8º B nº 3
        - Ana Costa, 8º B, nº 7
        - Carla Fernandes, 8ºA, nº 6
        - Catarina Fernandes, 8º B, nº 11
        - Filipe Ribeiro, 8º B, nº 16
        - Gil Carvalho, 8º B, nº 17
        - Paula Silva, 8º B, nº 20
        - Paulo Miranda, 8º B, nº 21

Parabéns! Fiquem atentos para a próxima edição que decorrerá de 15 a 31 de Janeiro.

Renovação do fundo documental

Ano novo, aquisições novas. Já estão disponíveis novos títulos para alimentar a vossa sede de leituras, muitos deles há tanto tempo esperados. Eis alguns deles.