Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

16 fevereiro 2011

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

A segunda fase do Concurso Nacional de Leitura terá lugar no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no próximo dia 9 de Abril, pelas 13h:30min.
As obras que têm de ler são:
      -  Diário cruzado de João e Joana, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Caminho;
      -  Vento, areia e amoras bravas, de Agustina Bessa-Luís, Guimarães Editores.
Caras alunas apuradas para a segunda fase do concurso, podem começar pelo primeiro título, disponível na nossa BE. Brevemente teremos o outro título à vossa disposição.
Boas leituras!



Para mais informações, consulta o regulamento do concurso.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/cnl2.pdf

Empréstimo domiciliário: um estudo comparativo

O segundo período já vai a meio e não queria deixar de divulgar um grande feito. O número de empréstimos domiciliários referentes ao 1º período, em comparação com o mesmo período do ano transacto, aumentou significativamente. Certamente, tal facto deve-se ao Projecto a Ler +. Mas este nada seria sem a permanente e empenhada colaboração das docentes de Língua Portuguesa, dos docentes de Estudo Acompanhado e demais professores que incentivam os alunos à leitura prazenteira. E ainda temos a aquisição de novos títulos  que vão ao encontro dos gostos, interesses e necessidades dos nossos utilizadores. Parabéns a todos pelo empenho, pela dedicação e por acreditarem nesta causa!
Aqui ficam alguns números.

Concurso "Quem é quem" - apurada mais uma vencedora

Chegou ao final mais uma edição do concurso "Quem é quem", edição 4. O autor da quinzena foi Jorge Amado, o autor de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, A Bola e o Goleiro, Capitães da areia, Gabriela, cravo e canela, Tieta do Agreste, entre muitos outros títulos conhecidos mundialmente. A vencedora desta edição foi, mais uma vez, Carla Fernandes, nº 6 do 8º A. Parabéns, Carla!
Está já em disputa a 5ª edição do concurso. Vamos lá, pessoal! Vamos lá adivinhar quem é o escritor desta quinzena. Têm até final de Fevereiro para participar a partir do nosso blogue.

15 fevereiro 2011

Apurados os vencedores do concurso "Amor e Poesia"

Foram muitos os poemas a concurso e não foi nada fácil apurar os vencedores. O júri reuniu, seleccionou, comparou, esmiuçou os poemas e escolheu os seguintes:
          1º Lugar:
                   Amor, de Carla Fernandes, nº 6, 8º A
          2º Lugar:
                   Sonata de amor, de Fábio Freitas, 9º CEF
          3º Lugar:
                   Amor, de Tatiana Pereira, nº 22, 5º B

Brevemente, os poemas a concurso serão compilados num livro digital e divulgado na Semana da Leitura e das Línguas, no próximo mês de Março, altura em que serão entregues os diplomas aos participantes e os prémios aos vencedores.
Parabéns a todos e especialmente aos vencedores!
A equipa da BE e do Projecto a Ler +

 1º Lugar:


Amor

Amor
Sentimento difícil de descrever
Sentimento indecifrável
Mesmo aos olhos de quem consegue ver.

Amor é vida
É encorajamento
É uma flor na Primavera

O amor é um sentimento puro,
Suave como seda,
Doce como chocolate,
Lindo como Deus.

         Carla Fernandes, nº 6, 8º A


2º Lugar:

Sonata de amor

Tu és a chuva que não molha,
Tu és o vento que não arrepia,
Tu és a mulher que eu mais quero,
De manhã para a noite, da noite para o dia.

Tu não me querias fazer sofrer.
Voltaste para ele sem me querer dizer.
Tu és a razão do meu viver.
Com este sofrimento me fizeste crescer.

Eu peço desculpa ao meu coração,
Por lutar por ti e esta luta ser em vão.
Há um desejo que eu sempre quis
Amar-te e ser amado, beijar-te e ser feliz.

          Fábio Freitas, 9º CEF


3º Lugar:

Amor

Meu amor, vou-te contar
O que sinto neste minuto.
Sou uma alma esquecida.
Sou um coração perdido.

És a minha paixão
Desde o dia em que te conheci.
Trago-te no meu coração.
Ainda não te esqueci.

O céu cheio de estrelas.
A Lua sorri de fantasia
Quando te vejo tão linda
No meio de tanta alegria.

           Tatiana Pereira, nº 22, 5º B

05 fevereiro 2011

Mais livros novos

A biblioteca existe para vos servir e atender aos vossos interesses, sempre que possível. Acabaram de chegar livrinhos novos para aumentar a variedade das vossas leituras, bem como contribuir para o aumento do vosso conhecimento. Desta vez, chegaram, finalmente, livros de Geografia há muito tempo encomendados.


Ler + ao ar livre - parte 2

Enquanto so dias de sol continuam a bafejar-nos com o seu calor e a sua luz, é tempo para aproveitá-lo ... a ler. Desta vez, foi a professora Lurdes Carlos e os seus alunos do 8º D que tomaram a iniciativa.
Quem disse que não é divertido ler os Lusíadas, ainda que seja em prosa e ao ar livre!!?? Aqui fica o testemunho!


03 fevereiro 2011

Homenagem a Rosa Lobato de Faria

Ontem, dia 2, completou-se um ano sobre a morte da escritora Rosa Lobato de Faria. A BE e a equipa do Projecto a Ler +, em colaboração com alguns alunos do 9º C, prestaram-lhe homenagem com a leitura de alguns dos seus poemas na sala dos professores e a oferta ao Agrupamento de um quadro da autora, efectuado pelo professor Nuno Florêncio e os seus alunos, em Oficina de Artes, que será exposto em lugar de destaque.




01 fevereiro 2011

Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais

A BE está a a realizar um plano de desenvolvimento das literacias da informação e digitais destinado aos alunos do 5º ano, em articulação com a área de Estudo Acompanhado. A primeira aula teve início no passado dia 24 de Janeiro e o plano decorrerá até finais de Abril. Oportunamente, daremos mais informação sobre o assunto.

Concurso "Quem é quem" - 3ª edição

A terceira edição do concurso Quem é quem" chegou ao fim. Desta vez, só houve uma vencedora, foi a Carla Fernandes, do 8º A, nº 6. A autora desta sessão era Sophia de Mello Breyner Andresen.
A 4ª edição já está aberta e estará disponível até dia 15 de Fevereiro.

25 janeiro 2011

Clube de Leitores

Caríssimos alunos! A primeira sessão do Clube de Leitores é já na próxima quinta-feira. Não se esqueçam! Das 14 h:25 min às 15 h: 10 min, na BE.