Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

27 março 2011

Tertúlia Chá com Livros

O dia 17 terminou com uma Tertúlia Chá com Livros. À semelhança do ano anterior, alunos, professores e alguns convidados falaram de livros, de leituras, ao mesmo tempo que bebiam chá e comiam bolinhos servidos pelo curso CEF Serviço de Bar e Mesa. Foi um fim de tarde bem passado e memorável.


Encontros com os autores do livro "O Homem da nuvem escura"

No dia 17 tivemos na EB1/JI de Ferreiros e na EB1/JI do Monte a escritora Inês Vinagre, autora do livro infantil O Homem da nuvem escura. Perante um auditório cheio, a autora respondeu às inúmeras perguntas que lhe foram colocadas pelas crianças, sobre o seu livro e o ser escritora.



As EB1/JI de Fareja e de Cepães tiveram a alegria de partilhar a sua interpretação do livro com o ilustrador Sebastião Peixoto, que os encantou fazendo alguns desenhos ao vivo.


Lançamento do livro digital "Amor e Poesia" e poesia em vários sotaques

No dia 16 de Março, a Semana da Leitura e das Línguas foi marcada pelo lançamento do livro digital Amor e Poesia. Trata-se de uma compilação de poemas da autoria de alunos da EB 2,3 de Arões o âmbito do concurso com o mesmo nome, promovido pela BE para assinalar o dia dos Namorados e de S. Valentim.




Foram igualmente entregues os diplomas aos participantes e os prémios aos vencedores, já anunciados aqui há algum tempo. Podem aceder ao mesmo a parir da hiperligação neste blogue.
Da parte da tarde, teve lugar no auditório uma sessão de poesia em vários sotaques,  animada e apresentada por alunos, com a colaboração de algum pessoal não docente e encarregados de educação.
Aqui ficam os testemunhos.



16 março 2011

Concurso "Quem é quem" - 6ª edição

A vencedora da 6ª edição do concurso "Quem é quem" foi, mais uma vez, a Carla Fernandes, nº 6, 8º A e o escritor desta edição era António Torrado.
Começa hoje a 7ª edição. Participa! É só clicar na hiperligação aqui ao lado e responder ao questionário.

15 março 2011

Dia do Agrupamento - Homenagem a Rosa Lobato de Faria

Hoje, dia 15, no âmbito das II Jornadas Literárias de Fafe, foi o Dia do Agrupamento de Arões, marcado por três momentos - encontro com a escritora Madalena Santos com alunos do 7º e do 8º ano, estátuas vivas e homenagem a Rosa Lobato de Faria.
A escritora Madalena Santos apresentou  a sua saga Terras de Corza - quatro títulos de uma narrativa entre o género histórico e o fantástico - a um auditório apinhado e atento.


As estátuas vivas, mais uma vez, arrasaram. Encarnando escritores ou personagens de livros, os alunos trajaram-se a rigor e deram cor e alegria a um dia que amanheceu cinzento.



Finalmente, a homenagem a Rosa Lobato de Faria contou com a presença de delegações dos vários agrupamentos de escolas de Fafe, da autarquia e um recital de poesia, falada e cantada,  da autora homenageada, pela voz de alguns alunos do pré-escolar ao nono ano.
Foi um dia espectacular e inesquecível!



Abertura da Semana da Leitura e das Línguas e das Jornadas Literárias

Iniciou-se ontem mais uma Semana da Leitura e das Línguas, este ano incluída nas II Jornadas Literárias do concelho de Fafe.
Depois da abertura oficial da exposição e da feira do livro, houve leitura de histórias e pequenas dramatizações nas EB1/JIs, distribuição de poemas na pizzaria e pastelaria Romy, em Arões e, o ponto alto do dia, a participação do Agrupamento na arruada em Fafe, com arautos trajados a rigor que apresentaram uma brevíssima história de Arões em verso e ao som do trompete.
 Ler + na Romy




Inauguração da Semana da Leitura e das Línguas - II Jornadas Literárias
Hastear das bandeiras e Exposição de trabalhos


Feira do Livro

10 março 2011

Semana da Leitura e das Línguas

Está para breve mais uma Semana da Leitura e das Línguas no nosso agrupamento. À semelhança do que aconteceu noutros anos, vamos ter uma grande variedade de actividades em que poderás participar: apresentação de livros interturmas, chá com livros, encontros com escritores, feira do livro, leituras fora da escola, nomeadamente visitas aos lares de terceira idade/ centros de dia de Cepães e Arões, distribuição de poemas na pastelaria pizzaria Romy, estátuas vivas, homenagem à escritora Rosa Lobato de Faria, entrega de prémios, confecção e venda de crepes, recitais de poesia em vários sotaques ..., entre tantas outras.
Consulta o programa disponível neste blogue.
Participa!

28 fevereiro 2011

Concurso "Quem é quem" - 5ª edição

Chegou ao fim a quinta edição do Concurso "Quem é quem". O autor da quinzena era Hans Christian-Andersen e a vencedora desta edição foi Carla Fernandes, n.º 6 do 8º A.
Até à data, a Carla foi a aluna que acertou mais vezes o concurso. Está no bom caminho para chegar à final.
Está já em disputa a sexta edição do concurso. Vejam lá se desta vez acertam!

22 fevereiro 2011

Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais

Como já informei anteriormente neste blogue, a BE está a implementar um Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais destinado aos alunos de 5º ano.
O planbo inclui competências ao nível das TIC, nomeadamente, como criar e gerir uma conta de e-mail, apelando-se aqui para a responsabilidade e segurança ao navegar na web, para já ainda ao nível do correio electrónico (como evitar a propagação de spam ou fishing), mas brevemente, quando as condições técnicas o permitirem, algumas noções de segurança essenciais à nevegação na Web em geral e à pesquisa simples e avançada. Noções sobre como pesquisar para um trabalho (pesquisa bibliográfica e na Web), como fazer e formatar um trabalho, como fazer uma apresentação em power point ou como fazer referências bibliográficas usando uma norma são algumas das competências a desenvolver.
A dificuldade que os alunos têm demonstrado nesta área tornam o plano pertinente.
Alguns dos recursos utilizados nas aulas estão já disponíveis neste blogue nas páginas já identificadas como Literacia 1 e Literacia 2. Podem aceder aos recursos e até imprimi-los ou descarregá-los.
Em baixo ficam algumas fotos que mostram algumas das aulas.


18 fevereiro 2011

Finalmente, chegámos!

Finalmente foram inaugurados os pontos de leitura.
Lembram-se dos pontos de interrogação espalhados pela escola há algum tempo? Pois estes pontos de interrogação anunciavam os pontos de leitura. O que são os pontos de leitura?
São nada mais nada menos que dois frigoríficos em fim de vida, reciclados e reutilizados para outros fins. Neste caso, foram transformados em armários para livros e revistas. As obras do pintor modernista Mondrian inspiraram-nos para a decoração e no seu interior estão livros e revistas que poderão ler sempre que vos apetecer. O único senão é que só o podem fazer na escola. Estes livros e revistas não são para levar para casa. Depois de os lerem, devem deixá-los no respectivo ponto de leitura e voltam a pegar nele no dia seguinte.
A equipa do Projecto a Ler + organizou e dinamizou esta iniciativa que, esperamos, seja do vosso agrado. Ler + em todos os lugares é o nosso lema.
Boas leituras.