Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

04 abril 2011

Sugestões de leitura na voz dos nossos alunos

 Este livro é muito bom. Está na minha “lista” de livros favoritos! É um romance repleto de aventura, mistério e suspense até à última frase. Para além disso, é bastante enriquecedor culturalmente. Com este livro, estudei várias disciplinas como Geografia, Ciências Naturais, Físico – Química e um pouco de História, pois fala sobre o Aquecimento Global e o iminente fim do Petróleo.
 É realmente um livro entusiasmante. Aconselho-o vivamente. É um livro de que gosto pelo facto de ter um enredo bem desenvolvido, uma linguagem acessível e ao mesmo tempo elaborada, por falar de temas actuais, por ter uma história cativante e por dar a conhecer um pouco de todo o mundo

Carla Fernandes, 8ºA



Eu gostei muito de ler este livro!!! É indicado para quem gosta de chocolate. É um livro fascinante e apaixonante, que vale a pena ler. Ao ler este livro, senti os variados aromas da chocolateria “La Célest Praline”, criada por Vianne Rocher, a protagonista desta história. A história das personagens deixa-nos entusiasmados. Demonstra a ingenuidade das crianças, a força e a coragem precisas em muitos momentos… É um bom romance que parece estar “disfarçado” de uma história verídica.

Gabriela Cunha, 8º A



Mais um livro de acção, onde toda a... não diria mestria, mas excelente capacidade para escrever livros de acção, se revela. Mais uma vez, não sendo um livro pesado e complexo, tal como os outros livros da colecção, "Segurança Máxima" é antes um livro simples, com um registo mais adolescente, mas com um ritmo alucinante e uma história interessante e que, mesmo para leitores mais graúdos, não vai deixar de agradar. Adorei ler este livro, pois nuca tinha lido um tão espectacular como este. Adoraria ler o resto da colecção!

Manuel Paiva, 8ºA


Todos eles estão disponíveis na tua BE.



A leitura nas férias

Aproximam-se as Férias da Páscoa e, com certeza, todos vão ter muito tempo livre. Algum desse tempo poderão empregá-lo na leitura, pois a leitura é uma excelente maneira de passar o tempo livre, além de alimentar o espírito e a imaginação, enriquecer o nosso vocabulário, fazer-nos viajar sem sairmos do lugar, vivermos as aventuras mais exóticas e envolventes... a leitura permite-nos tudo isto e muito mais, pois cada leitor lê uma "estória" diferente daquela que o autor escreveu e daquela que outros leitores leram.
Ler é uma aventura que pode até transformar-nos: depois de ler um livro certamente ficaremos diferentes do que éramos antes de o ler.
Foi a pensar nisso, que três dos vossos colegas deixaram algumas sugestões de leitura para as férias que se avizinham.

03 abril 2011

Concurso "Quem é quem"

A vencedora da 7ª edição do concurso "Quem é quem", que terminou no dia 31 de Março, foi, mais uma vez, a Carla Fernandes, do 8º A. A autora daquela quinzena era Alice Vieira.
Já está patente a oitava edição que decorrerá até 15 de Abril. Mesmo estando de férias, podem participar. Em Junho, haverá prémios para os três alunos que acertarem mais vezes no concurso. Ainda têm hipótese de ficar entre os vencedores. Participem!

02 abril 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

No dia em que se comemora o livro infantil, aqui vos deixo a mensagem da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil - APPLIJ - secção portuguesa do IBBY.

Mensagem do 2 de Abril de 2011, Dia Internacional do Livro Infantil

O livro recorda Aino Pervik

“Quando Arno e o seu pai chegaram à escola, as aulas já tinham começado.”
No meu país, a Estónia, quase toda a gente conhece esta frase de cor. É a primeira linha de um livro intitulado Primavera. Publicado em 1912, é da autoria do escritor estónio Oskar Luts (1887-1953).
Primavera narra a vida de crianças que frequentavam uma escola rural na Estónia, em finais do século XIX. O Autor escrevia sobre a sua própria infância e Arno, na verdade, era o próprio Oskar Luts na sua meninice.
Os investigadores estudam documentos antigos e, com base neles, escrevem livros de História. Os livros de História relatam eventos que aconteceram, mas é claro que esses livros nunca contam como eram de facto as vidas das pessoas comuns em certa época.
Os livros de histórias, por seu lado, recordam coisas que não é possível encontrar nos velhos documentos. Podem contar-nos, por exemplo, o que é que um rapaz como Arno pensava quando foi para a escola há cem anos, ou quais os sonhos das crianças dessa época, que medos tinham e o que as fazia felizes. O livro também recorda os pais dessas crianças, como queriam ser e que futuro desejavam para os seus filhos.
Claro que hoje podemos escrever livros sobre os velhos tempos, e esses livros são, muitas vezes, apaixonantes. Mas um escritor actual não pode realmente conhecer os sabores e os cheiros, os medos e as alegrias de um passado distante. O escritor de hoje já sabe o que aconteceu depois e o que o futuro reservava à gente de então.
O livro recorda o tempo em que foi escrito.
A partir dos livros de Charles Dickens, ficamos a saber como era realmente a vida de um rapazinho nas ruas de Londres, em meados do século XIX, no tempo de Oliver Twist. Através dos olhos de David Copperfield (coincidentes com o olhar de Dickens nessa época), vemos todo o tipo de personagens que ao tempo viviam na Inglaterra — que relações tinham, e como os seus pensamentos e sentimentos influenciaram tais relações. Porque David Copperfield era de facto, em muitos aspectos, o próprio Charles Dickens; Dickens não precisava de inventar nada, ele pura e simplesmente conhecia aquilo que contava.
São os livros que nos permitem saber o que realmente sentiam Tom Sawyer, Huckleberry Finn e o seu amigo Jim nas viagens pelo Mississippi em finais do século XIX, quando Mark Twain escreveu as suas aventuras. Ele conhecia profundamente o que as pessoas do seu tempo pensavam sobre as demais, porque ele próprio vivia entre elas. Era uma delas.
Nas obras literárias, os relatos mais verosímeis sobre gente do passado são os que foram escritos à época em que essa mesma gente vivia.
O livro recorda.
Tradução: José António Gomes

Nascida em 1932, na Estónia, Aino Pervik publicou cerca de meia centena de livros para crianças, a par de poesia e narrativas para adultos. Distinguida com vários e prestigiosos prémios e traduzida em diversas línguas, obras suas têm sido adaptadas ao teatro e ao cinema. A velha mãe Kunks, Arabella, a filha do pirata, Paula aprende a sua língua (integrado numa série protagonizada pela mesma personagem), são apenas três dos seus títulos mais conhecidos.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.

28 março 2011

Encontro com a autora de Brincalendo

No dia 21 de Março, Maria do Céu Nogueira esteve na escola sede do Agrupamento para uma sessão com alunos do 6º ano, numa apresentação do seu livro Brincalendo.
A escritora apresentou também outros seus trabalhos recentes, designadamente Na Fenda, acompanhado de um mais pequeno intitulado O Penso que pensa, destinados a um público mais crescido.
Maria do Céu Nogueira deliciou-nos com a leitura de um dos contos de Brincalendo, o Gato Rufino, tocador de violino. Um magnífico conto em prosa rimada que a escritora, também grande contadora de histórias, contou com grande expressividade e talento. Foi excelente!


27 março 2011

Duas tardes diferentes - a poesia foi ao lar

As professoras Paula Sobral, Manuela Patrão e Teresa Rodrigues, em articulação com a BE , Projecto a Ler + e curso CEF Serviço de Bar e Mesa, prepararam uma tarde especial: uma ida ao lar da terceira idade de Cepães (dia 18 de Março) e outra ao lar de Arões (dia 21). Alunos e professoras leram poemas, os idosos nossos anfitriões encantaram-nos com canções e algumas das suas histórias. No final, houve a partilha de um lanche. Mais uma iniciativa de leitura entre gerações e partilha de excelentes momentos. A actividade inseriu-se ainda na Semana da Leitura e das Línguas - II Jornadas Literárias de Fafe.




Leitura entre gerações

No dia 18, integrado no Projecto a Ler +, na rubrica leitura entre gerações, um ex aluno da EB 2,3 de Arões, o Roberto Correia, aceitou o convite e compareceu na escola para falar de um livro que tenha lido, gostado e recomende.
O Roberto entrou este ano no ensino superior, para Biologia-Geologia, na Universidade de Minho e disponibilizou-se para vir à escola falar com alunos do 5º E sobre um livro que o marcou.
A conversa foi agradável, o Roberto teve que responder a um sem número de perguntas que os alunos lhe fizeram e ainda teve que dar autógrafos.

Tertúlia Chá com Livros

O dia 17 terminou com uma Tertúlia Chá com Livros. À semelhança do ano anterior, alunos, professores e alguns convidados falaram de livros, de leituras, ao mesmo tempo que bebiam chá e comiam bolinhos servidos pelo curso CEF Serviço de Bar e Mesa. Foi um fim de tarde bem passado e memorável.


Encontros com os autores do livro "O Homem da nuvem escura"

No dia 17 tivemos na EB1/JI de Ferreiros e na EB1/JI do Monte a escritora Inês Vinagre, autora do livro infantil O Homem da nuvem escura. Perante um auditório cheio, a autora respondeu às inúmeras perguntas que lhe foram colocadas pelas crianças, sobre o seu livro e o ser escritora.



As EB1/JI de Fareja e de Cepães tiveram a alegria de partilhar a sua interpretação do livro com o ilustrador Sebastião Peixoto, que os encantou fazendo alguns desenhos ao vivo.


Lançamento do livro digital "Amor e Poesia" e poesia em vários sotaques

No dia 16 de Março, a Semana da Leitura e das Línguas foi marcada pelo lançamento do livro digital Amor e Poesia. Trata-se de uma compilação de poemas da autoria de alunos da EB 2,3 de Arões o âmbito do concurso com o mesmo nome, promovido pela BE para assinalar o dia dos Namorados e de S. Valentim.




Foram igualmente entregues os diplomas aos participantes e os prémios aos vencedores, já anunciados aqui há algum tempo. Podem aceder ao mesmo a parir da hiperligação neste blogue.
Da parte da tarde, teve lugar no auditório uma sessão de poesia em vários sotaques,  animada e apresentada por alunos, com a colaboração de algum pessoal não docente e encarregados de educação.
Aqui ficam os testemunhos.