Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

13 maio 2011

O ambiente é de todos - Vamos poupar energia!

A escola aderiu ao projecto “ O AMBIENTE É DE TODOS – vamos poupar energia”, iniciativa da EDP que promove um conjunto de iniciativas de educação e de sensibilização relacionadas com o problema das alterações climáticas e com a necessidade de melhorar a eficiência energética nos diferentes espaços do nosso quotidiano.
Profª de CFQ, Isabel Sousa

No âmbito deste projecto, está patente no átrio da nossa escola uma mega exposição de maquetas efectuadas pelos alunos do 8º ano. Não percam! Ainda vão a tempo de a apreciar. Para já, aqui fica uma apresentação das mesmas. Temos mesmo bons artistas entre nós! Parabéns a todos! Há aqui trabalhos excelentes. Continuem a mostrar aquilo que valem! Força!



25 anos na União Europeia


Na semana de 9 a 13 de Maio, no âmbito do grupo de Geografia,  decorreu uma exposição na BE sobre os 27 países da União Europeia com o intuito de se comemorar na nossa escola o Dia da Europa, 8 de Maio, e, principalmente, os 25 anos de adesão de Portugal à CEE (actual UE).
A exposição, a decorrer no átrio da escola e na BE, é constituída pelos trabalhos dos alunos realizados pelas turmas do 7º ano, apresentados de diversas formas, nomeadamente em suporte digital (apresentações em power point). Ao longo da semana, haverá "música ambiente" na sala de convívio dos alunos, alusiva aos vários países da União. Para além disso, na cantina, a ementa da semana será também evocativa de diversos países europeus.
Se ainda não visitaste a exposição, não deixes de o fazer e de deliciares com a música e a gastronomia dos países europeus e assim comemorar connosco esta semana tão especial para a União Europeia e particularmente para Portugal


  Não faltes! Contamos contigo!
O Grupo de Geografia





04 maio 2011

Sugestão de leitura para esta semana

Para esta semana sugiro-vos a leitura do livro A maior flor do mundo, de José Saramago, disponível na vossa BE.
 Podem complementar com a visualização do filme com o mesmo nome que aqui fica.





23 abril 2011

25 de Abril de 1974 - A revolução dos cravos

Aproxima-se mais um aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. Não querendo deixar passar essa data e branco, deixo-vos aqui um filme produzido e realizado por uma turma de 5º ano da Escola EB 2,3 D. Fernando II, de Sintra. Uma boa síntese e um excelente exemplo do trabalho de qualidade que se faz na escola pública.
25 de Abril sempre!

Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor

Celebra-se hoje, 23 de Abril, em mais de 100 países, o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
Foi na Catalunha, Espanha, onde surgiu pela primeira vez a ideia de celebrar este dia. Passou a ser habitual oferecer uma rosa a cada pessoa que comprasse um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo.
Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Buenos Aires, capital da Argentina, na América do Sul.
Eis algumas das cidades que foram capital do Livro, segundo a escolha da UNESCO: Madrid, Espanha (2001), Alexandria, no Egipto (2002), Nova Deli, na Índia (2003), Antuérpia, na Bélgica (2004), Montreal, Canadá (2005), Turim, em Itália (2006), Bogotá, na Colômbia (2007), Amesterdão, na Holanda (2008), Beirute, no Líbano (2009) e Ljubliana na Eslovénia (2010).

Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Por todas as razões e mais alguma, recomendo que leiam mais e mais. Sempre.


Para saberes mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Mundial_do_Livro
http://www.livrosepessoas.com/2011/04/21/a-capital-mundial-do-livro/
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=41628&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

22 abril 2011

Bullying Stop It Now - filme de sensibilização

Os alunos do 9º C da nossa escola realizaram um filme de sensibilização contra o bullying, integrado no projecto Bullying Stop It Now, sob a responsabilidade do professor Leonel e da professora Rosalina. Vale mesmo a pena ver este vídeo e seguir este movimento no Facebook, pois nós queremos uma Escola livre de violência. Parabéns aos alunos pelo excelente filme!

19 abril 2011

Sugestão de leitura de uma aluna do 8º B

Como ainda estão de férias, têm, certamente, tempo para ler. A Ana Sofia do 8º B deixa aqui uma sugestão de leitura.

A lua de Joana foi escrita por Maria Teresa Maia González. Este livro retrata a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga, Marta, que morreu de overdose. Este livro parece um diário, apesar de não o ser, pois Joana escrevia cartas para uma amiga que já tinha falecido.
Acima der tudo, mostra-nos a realidade dos dias de hoje, o grande mundo das drogas. Joana era também uma boa aluna e conhecida por todos. No desenrolar desta história, Joana vai-se apoiando sempre na sua avó, sendo esta a sua única conselheira, pois o pai de Joana era médico e nunca estava presente e a mãe era dona de um pronto-a-vestir, mas preocupava-se mais com o seu outro filho, a quem Joana tratava por Pré-Histórico.

Queres saber mais? Lê este livro!

Ana Sofia Costa, 8ºB


16 abril 2011

Concurso "Quem é quem" - 8ª edição

Terminou a oitava edição do concurso Quem é quem. O autor da quinzena era Mia Couto e a vencedora desta sessão foi, mais uma vez, Carla Fernandes, nº 6 do 8º A. Parabéns Carla!
Está já aberta a nona edição do concurso, patente até dia 30 de Abril.
Concorram! Ainda estão a tempo de ganhar prémios.

10 abril 2011

Concurso Nacional de Leitura: fase distrital em Barcelos

Decorreu mais uma eliminatória do Concurso Nacional de Leitura, este ano no auditório da Câmara Municipal de Barcelos.
A nossa escola esteve representada pelas alunas Ana Sofia Boaventura e Carla Pereira do 9º A e Filipa Fernandes do 9º D. Certamente, elas deram o seu melhor, mas a competição foi muito renhida: estiveram presentes 224 alunos representando 58 escolas, também do ensino secundário, do distrito de Braga.
Enquanto os alunos se encontravam a realizar a prova escrita, a CMB proporcionou aos professores acompanhantes uma visita guiada pelo centro histórico da cidade. De regresso à CMB, recebia-nos a Banda do Galo e foi oferecido um lanche, que todos partilhámos, enquanto o júri se reunia e apurava seis vencedores de cada ciclo para a prova oral. Destes, foram seleccionados dois e um suplente de cada ciclo, que irão participar na prova final. Esta terá lugar em Lisboa, em data ainda a definir, e será transmitida em directo pela RTP.
Parabéns às nossas alunas pelo empenho e dedicação. Não desistam deste tipo de actividade e continuem a ler +.
As nossas felicitações às alunas vencedoras que irão representar as escolas do distrito de Braga no concurso.
Aqui ficam alguns testemunhos.