Nem vão acreditar! A professora Paula Sofia de Físico-Química teve a amabilidade de oferecer à BE três espectaculares DVD. Não são filmes recentes, mas são óptimos filmes. O célebre "Condenados de Shawshank", de Frank Darabont, com as fabulosas interpretações de Tim Robbins e Morgan Freeman; o delicioso "Don Juan de Marco", de Francis Ford Copola, brilhantemente interpretado por Johny Depp, Marlon Brando e Faye Dunaway; e um thriller inquietante de Robert Altman, "Caminhos perigosos", que conta com as interpretações de famosos da sétima arte como Keneth Branagh, Robert Duval, Tom Berenger, Robert Downey Jr., Daryl Hannah, entre outros.
Páginas
19 maio 2011
Gosto de ler, porque...
A patir de hoje, vamos partilhar com todos vós uma série de testemunhos de leitores e leitoras assíduas, daqueles que gostam de ler e que o fazem por puro prazer. Colocámos várias perguntas: Quando se tornou num leitor assíduo? Qual foi o livro que despertou essa sede de leitura (ou os livros)? Por que gosta de ler?
Aqui fica o primeiro testemunho.
«Não me recordo exactamente de quando me apaixonei pela leitura. Possivelmente foi mesmo antes de aprender a ler… O meu percurso enquanto leitora foi o de muitos da minha geração: na infância a Anita, as BD da Disney (ainda em Português do Brasil), depois Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara… Mais tarde as leituras de obras para Língua Portuguesa: Menina e Moça, Amor de Perdição (que «devorei» em cerca de dois dias), Os Maias, entre outros – gostei de os ler a todos.
Aqui fica o primeiro testemunho.
«Não me recordo exactamente de quando me apaixonei pela leitura. Possivelmente foi mesmo antes de aprender a ler… O meu percurso enquanto leitora foi o de muitos da minha geração: na infância a Anita, as BD da Disney (ainda em Português do Brasil), depois Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara… Mais tarde as leituras de obras para Língua Portuguesa: Menina e Moça, Amor de Perdição (que «devorei» em cerca de dois dias), Os Maias, entre outros – gostei de os ler a todos.
Creio que o primeiro livro que li espontaneamente e me prendeu de imediato foi Capitães da Areia, de Jorge Amado, há mais de vinte anos. O que mais me cativou foi o realismo da acção e das personagens, aliado à mestria da linguagem do autor. Ainda hoje me sinto atraída por obras de carácter mais realista. Daí gostar tanto dos romances de Rosa Lobato de Faria, por exemplo, que estão recheados de personagens do dia-a-dia, cujas vivências e sentimentos poderiam perfeitamente ser os nossos. Por outro lado, também gosto muito da fantasia e da magia da saga Harry Potter, provavelmente porque teimo em não deixar crescer por completo a tal criança que há em mim (em nós), lição que aprendi com outra leitura marcante (O Principezinho) – que releio frequentemente e nunca me cansa.
Sou, sempre fui, uma leitora assídua (embora com fases mais intensas que outras) e sou igualmente uma defensora do direito inalienável do leitor de começar a ler um livro e não o terminar. Pois se «Um livro é um amigo», não nos tornamos amigos à primeira vista de todas as pessoas que conhecemos e isso aplica-se aos livros; se não nos cativa este, devemos tentar outro e outro, porque entre tanta literatura é impossível que não exista pelo menos um que nos convide a essa amizade.»
Etiquetas:
Gosto de ler porque,
leitura,
livros,
testemunho
16 maio 2011
Concurso quem é quem
A 9ª edição do Concurso Quem é quem, prevista até dia 30 de Abril, prolongou-se até 15 de Maio devido às férias da Páscoa. Duas alunas venceram o desafio e acertaram no nome do autor. Era Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, o médico-poeta-escritor de Trás-os-Montes, que viveu em Coimbra, autor de Bichos, Contos da Montanha, Novos Contos da Montanha, livros que estão à vossa disposição na nossa BE.
As alunas vencedoras deste desafio foram Carla Fernandes e Sofia Castro, ambas do 8º A. Parabéns às duas. Em Junho, haverá prémios para quem tiver acertado mais vezes no Quem é quem. Entretanto, ainda terão mais algumas edições para participarem. Para já, está disponível a 10ª edição do concurso. É só clicar aqui ao lado.
As alunas vencedoras deste desafio foram Carla Fernandes e Sofia Castro, ambas do 8º A. Parabéns às duas. Em Junho, haverá prémios para quem tiver acertado mais vezes no Quem é quem. Entretanto, ainda terão mais algumas edições para participarem. Para já, está disponível a 10ª edição do concurso. É só clicar aqui ao lado.
Etiquetas:
concurso quem é quem,
Miguel Torga
13 maio 2011
O ambiente é de todos - Vamos poupar energia!
A escola aderiu ao projecto “ O AMBIENTE É DE TODOS – vamos poupar energia”, iniciativa da EDP que promove um conjunto de iniciativas de educação e de sensibilização relacionadas com o problema das alterações climáticas e com a necessidade de melhorar a eficiência energética nos diferentes espaços do nosso quotidiano.
Profª de CFQ, Isabel Sousa
No âmbito deste projecto, está patente no átrio da nossa escola uma mega exposição de maquetas efectuadas pelos alunos do 8º ano. Não percam! Ainda vão a tempo de a apreciar. Para já, aqui fica uma apresentação das mesmas. Temos mesmo bons artistas entre nós! Parabéns a todos! Há aqui trabalhos excelentes. Continuem a mostrar aquilo que valem! Força!
Etiquetas:
ambiente,
energia,
Exposição,
sustentabilidade
25 anos na União Europeia
Na semana de 9 a 13 de Maio, no âmbito do grupo de Geografia, decorreu uma exposição na BE sobre os 27 países da União Europeia com o intuito de se comemorar na nossa escola o Dia da Europa, 8 de Maio, e, principalmente, os 25 anos de adesão de Portugal à CEE (actual UE).
A exposição, a decorrer no átrio da escola e na BE, é constituída pelos trabalhos dos alunos realizados pelas turmas do 7º ano, apresentados de diversas formas, nomeadamente em suporte digital (apresentações em power point). Ao longo da semana, haverá "música ambiente" na sala de convívio dos alunos, alusiva aos vários países da União. Para além disso, na cantina, a ementa da semana será também evocativa de diversos países europeus.
Se ainda não visitaste a exposição, não deixes de o fazer e de deliciares com a música e a gastronomia dos países europeus e assim comemorar connosco esta semana tão especial para a União Europeia e particularmente para Portugal
Não faltes! Contamos contigo!
O Grupo de Geografia
Etiquetas:
adesão à CEE,
Dia da Europa,
Exposição,
Portugal
04 maio 2011
Sugestão de leitura para esta semana
Para esta semana sugiro-vos a leitura do livro A maior flor do mundo, de José Saramago, disponível na vossa BE.
Podem complementar com a visualização do filme com o mesmo nome que aqui fica.
Etiquetas:
A maior flor do mundo,
José Saramago,
sugestão de leitura
25 abril 2011
Traz Outro Amigo Também - José Afonso
No 37º aniversário da Revolução de 25 de Abril, recordemos José Afonso.
Etiquetas:
25 de Abril,
José Afonso,
Traz outro amigo também
23 abril 2011
25 de Abril de 1974 - A revolução dos cravos
Aproxima-se mais um aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. Não querendo deixar passar essa data e branco, deixo-vos aqui um filme produzido e realizado por uma turma de 5º ano da Escola EB 2,3 D. Fernando II, de Sintra. Uma boa síntese e um excelente exemplo do trabalho de qualidade que se faz na escola pública.
25 de Abril sempre!
Etiquetas:
25 de Abril de 1974,
Escola EB23 D.Fernando,
revolução
Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor
Celebra-se hoje, 23 de Abril, em mais de 100 países, o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
Foi na Catalunha, Espanha, onde surgiu pela primeira vez a ideia de celebrar este dia. Passou a ser habitual oferecer uma rosa a cada pessoa que comprasse um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo.
Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Buenos Aires, capital da Argentina, na América do Sul.
Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro. Este ano o programa para a promoção do livro escolhido foi o de Buenos Aires, capital da Argentina, na América do Sul.
Eis algumas das cidades que foram capital do Livro, segundo a escolha da UNESCO: Madrid, Espanha (2001), Alexandria, no Egipto (2002), Nova Deli, na Índia (2003), Antuérpia, na Bélgica (2004), Montreal, Canadá (2005), Turim, em Itália (2006), Bogotá, na Colômbia (2007), Amesterdão, na Holanda (2008), Beirute, no Líbano (2009) e Ljubliana na Eslovénia (2010).
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Por todas as razões e mais alguma, recomendo que leiam mais e mais. Sempre.Para saberes mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Mundial_do_Livrohttp://www.livrosepessoas.com/2011/04/21/a-capital-mundial-do-livro/
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=41628&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
22 abril 2011
Bullying Stop It Now - filme de sensibilização
Os alunos do 9º C da nossa escola realizaram um filme de sensibilização contra o bullying, integrado no projecto Bullying Stop It Now, sob a responsabilidade do professor Leonel e da professora Rosalina. Vale mesmo a pena ver este vídeo e seguir este movimento no Facebook, pois nós queremos uma Escola livre de violência. Parabéns aos alunos pelo excelente filme!
Etiquetas:
bullying,
Bullying Stop It Now,
prevenção da violência,
violência
Subscrever:
Mensagens (Atom)












