Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

16 junho 2011

Tertúlia Chá com Livros

E já aconteceu!
A nossa tertúlia chá com livros foi um êxito estrondoso. Participaram mais alunos que nas tertúlias anteriores e ainda tivemos a participação de duas assistentes operacionais e duas encarregadas de educação. Falámos de livros que gostámos, que nos tocaram de alguma maneira e, por isso, recomendamos a sua leitura. Falámos de géneros literários e tendências de leitura dos jovens, ontem e hoje, demos voz aos jovens e aos seus gostos. O Luís ofereceu-se para servir o chá e ainda se leram alguns poemas.
Um agradecimento muito especial à Sofia, à Paula, à Teresa, à Isabel e à Manuela pelos bolinhos, bules e toalhas - sem vós isto não teria sido possível.
Obrigado a todos por terem participado. Foi uma experiência inesquecível.
Aqui ficam alguns testemunhos.


14 junho 2011

Tertúlia literária

É já na próxima sexta-feira a nossa tertúlia literária. Se ainda não te inscreveste, ainda vais a tempo. Na BE, na sala de alunos ou então através deste blogue. Comparece! Vai ser divertido!

06 junho 2011

Dia Mundial do Ambiente

Em 15 de Dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu definir um dia mundial para o ambiente, o que fez com a apresentação da resolução nº 2994 (XXII). Desde então, tem-se celebrado o Dia Mundial do Ambiente a 5 de Junho.
Este ano de 2011, comemorou-se mais um Dia Mundial do Ambiente sob o tema “Florestas: a natureza ao seu serviço”, dado estar a decorrer o Ano Internacional das Florestas.
Os serviços prestados pelas florestas à humanidade e à vida sobre a terra em geral são inúmeros: são os “pulmões” do planeta, capturando dióxido de carbono e libertando oxigénio, tendo assim um papel determinante no controlo das alterações climáticas, proporcionam  os mais ricos ecossistemas terrestres com inúmeras espécies animais e vegetais – sendo, pois, factores determinantes para uma existência com qualidade.
Para que as florestas possam manter e melhorar estes contributos inestimáveis, para que se possa fazer face a ameaças reais graves como a desflorestação indevida (ao nível mundial cada ano é destruída uma área equivalente a Portugal), a extensão da monocultura por espécies exóticas com a consequente ameaça à biodiversidade, etc., é necessária e urgente a consciencialização para atitudes responsáveis, que passam necessariamente por medidas de gestão sustentável das florestas tendo em vista uma “economia verde” e os consequentes benefícios económicos, sociais e ambientais.

01 junho 2011

Dia Mundial da Criança

Hoje assinala-se mais um Dia Mundial da Criança. Não, não se trata de mais um dia em que as crianças recebem presentes, mas pretende-se lembrar ao Mundo que ainda há, em muitos países, muitas crianças que não usufruem dos seus direitos: não vão à escola, não têm uma casa em condições onde viver, não têm qualquer segurança, não têm brinquedos nem tempo para brincar, pois muitas ainda têm que trabalhar. É presisamente para lembrar estes abusos e atropelos aos direitos da crianças que se comemora este dia.
A ideia de se comemorar um Dia Mundial da Criança partiu das Nações Unidas e, de facto, deveria ser no dia 20 de Novembro, pois foi nesse dia que a ONU aprovou a Declaração dos Direitos da Criança. Contudo, a data comemora-se em dias diferentes em cada país. Em Portugal optou-se pelo dia 1 de Junho e a primeira vez que se comemorou foi em 1950.

Para ficares a saber mais sobre esta data podes consultar as seguintes hiperligações:



31 maio 2011

Concurso quem é quem

Chegou ao fim mais uma edição do concurso "Quem é quem". As vencedoras da décima edição foram Sónia Silva, do 6º A, nº 22 e Carla Fernandes, do 8º A, nº 6. Parabéns, meninas! A escritora desta edição era, de facto, Maria Alberta Menéres.
Não se esqueçam de participar na próxima edição que será a última e estará patente de 1 a 15 de Junho.

30 maio 2011

Tertúlia Chá com Livros

Para encerrarmos o ano lectivo com chave de ouro, a BE vai realizar mais uma Tertúlia Chá com Livros. Está prevista para dia 16 de Junho, a partir das 14:25h, na BE. Podem comparecer alunos, professores, assistentes operacionais e pais. Podem inscrever-se desde já. Escolham um livro que tenham lido e gostado e venham falar dele, recomendem-no a outras pessoas.
Participem! Vai ser fantástico!

23 maio 2011

Gosto de ler, porque...

Mais um testemunho de uma professora sobre o "vício" da leitura.

«Sem dúvida que gosto muito de ler. O fascínio da leitura começou muito cedo. Lembro-me muito bem de acompanhar o meu pai na leitura do jornal “Comércio do Porto” aos fins-de-semana. Adorava fazer as palavras cruzadas e resolver alguns enigmas. Lembro-me da colecção da Anita, das histórias tradicionais, dos livros de banda desenha “ O patinhas”... Depois seguiram-se a colecção dos cinco, os sete, de Enid Blyton e por aí fora. O gosto pela leitura nunca mais parou, já que nunca deixei de imaginar enquanto lia. As personagens tomavam forma, os cenários existiam, podia visualizar a aventura claramente. Sabem, as personagens ficavam à minha espera, chamavam por mim. Era uma sensação fantástica!
Na aldeia onde morava, passava a carrinha da Gulbenkian. Era uma festa a chegada daquele maravilhoso carrinho! Todas as crianças da rua corriam à procura de mais aventuras. E sabem porquê, meninos? Não havia estas maravilhosas Bibliotecas Escolares, mas, nem por isso, a leitura era posta de lado. No 5º ano, fazíamos a biblioteca de turma. O dia da troca de livros era à 2ª feira e a ansiedade era imensa. Todos ansiavam pela troca dos livros e pelas partilhas de leituras. Lembro-me da minha professora de português, a professora Dorinda, maravilhosa, sem dúvida!
Mais tarde e, porque eram leituras obrigatórias, as minhas leituras evoluíram e os clássicos marcaram, de facto, esta fase da minha vida. Júlio Dinis, com A Morgadinha dos Canaviais, Camilo Castelo Branco, com O Amor de Perdição. Muito chorava eu ao ver o fiozinho de seda a descer pela janela, trazendo uma carta de amor. Mas, sem sombra de dúvida, Eça de Queirós é o eleito. Li muitos livros deste escritor, porque me identifico com a sua forma de escrever, o realismo que imprime nas descrições, no carácter majestoso das personagens, o humor sempre presente cativa qualquer leitor. Eça é o meu escritor de eleição. O Crime do Padre Amaro, Os Maias, A Cidade e as Serras, o Primo Basílio
Dos escritores estrangeiros e actuais, sou apaixonada pela Isabel Allende, A casa dos espíritos, A Filha da Fortuna, O Retrato a Sépia, A Ilha debaixo do Chão , entre muitos outros… Outro escritor que adoro é José Rodrigues dos Santos. O livro A Filha do Capitão é fantástico… Às vezes digo aos meus filhos que gostaria de reformar-me só para ter mais tempo para ler e dedicar-me às minhas alfaces e ao meu jardim.»

Professora Paula Sobral

19 maio 2011

Novos filmes na BE

Nem vão acreditar! A professora Paula Sofia de Físico-Química teve a amabilidade de oferecer à BE três espectaculares DVD. Não são filmes recentes, mas são óptimos filmes. O célebre "Condenados de Shawshank", de Frank Darabont, com as fabulosas interpretações de Tim Robbins e Morgan Freeman; o delicioso "Don Juan de Marco", de Francis Ford Copola, brilhantemente interpretado por Johny Depp, Marlon Brando e Faye Dunaway; e um thriller inquietante de Robert Altman, "Caminhos perigosos", que conta com as interpretações de famosos da sétima arte como Keneth Branagh, Robert Duval, Tom Berenger, Robert Downey Jr., Daryl Hannah, entre outros.


Gosto de ler, porque...

 A patir de hoje, vamos partilhar com todos vós uma série de testemunhos de leitores e leitoras assíduas, daqueles que gostam de ler e que o fazem por puro prazer. Colocámos várias perguntas: Quando se tornou num leitor assíduo? Qual foi o livro que despertou essa sede de leitura (ou os livros)? Por que gosta de ler?
Aqui fica o primeiro testemunho.

«Não me recordo exactamente de quando me apaixonei pela leitura. Possivelmente foi mesmo antes de aprender a ler…  O meu percurso enquanto leitora foi o de muitos da minha geração: na infância a Anita, as BD da Disney (ainda em Português do Brasil), depois Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara… Mais tarde as leituras de obras para Língua Portuguesa: Menina e Moça, Amor de Perdição (que «devorei» em cerca de dois dias), Os Maias, entre outros – gostei de os ler a todos.
Creio que o primeiro livro que li espontaneamente e me prendeu de imediato foi Capitães da Areia, de Jorge Amado, há mais de vinte anos. O que mais me cativou foi o realismo da acção e das personagens, aliado à mestria da linguagem do autor. Ainda hoje me sinto atraída por obras de carácter mais realista. Daí gostar tanto dos romances de Rosa Lobato de Faria, por exemplo, que estão recheados de personagens do dia-a-dia, cujas vivências e sentimentos poderiam perfeitamente ser os nossos. Por outro lado, também gosto muito da fantasia e da magia da saga Harry Potter, provavelmente porque teimo em não deixar crescer por completo a tal criança que há em mim (em nós), lição que aprendi com outra leitura marcante (O Principezinho) – que releio frequentemente e nunca me cansa.
Sou, sempre fui, uma leitora assídua (embora com fases mais intensas que outras) e sou igualmente uma defensora do direito inalienável do leitor de começar a ler um livro e não o terminar. Pois se «Um livro é um amigo», não nos tornamos amigos à primeira vista de todas as pessoas que conhecemos e isso aplica-se aos livros; se não nos cativa este, devemos tentar outro e outro, porque entre tanta literatura é impossível que não exista pelo menos um que nos convide a essa amizade.»

Professora Teresa Rodrigues

16 maio 2011

Concurso quem é quem

A 9ª edição do Concurso Quem é quem, prevista até dia 30 de Abril, prolongou-se até 15 de Maio devido às férias da Páscoa. Duas alunas venceram o desafio e acertaram no nome do autor. Era Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, o médico-poeta-escritor de Trás-os-Montes, que viveu em Coimbra, autor de Bichos, Contos da Montanha, Novos Contos da Montanha, livros que estão à vossa disposição na nossa BE.
As alunas vencedoras deste desafio foram Carla Fernandes e Sofia Castro, ambas do 8º A. Parabéns às duas. Em Junho, haverá prémios para quem tiver acertado mais vezes no Quem é quem. Entretanto, ainda terão mais algumas edições para participarem. Para já, está disponível a 10ª edição do concurso. É só clicar aqui ao lado.