De acordo com os objectivos definidos pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 24 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber.Um Poder para a Vida".
Páginas
16 outubro 2011
26 agosto 2011
Despedida de verão
Agosto está a chegar ao fim e com ele a minha permanência em Arões.
Ano lectivo novo, vida nova. Este ano que vai começar irei, literalmente, pregar para outra freguesia. Estou de volta ao Alentejo que me viu nascer. Parto com muita expectativa e desejo de mudança, mas também com muita saudade de Arões: da escola, das pessoas, do ambiente de trabalho que tanto me enriqueceram e fizeram crescer profissional e individualmente, onde pude realizar alguns dos sonhos que acalentava desde menina (a uma pequena escala, mas é assim que se começa). Onde conheci algumas das pessoas mais fascinantes e impecáveis, com quem tive o prazer de trabalhar e partilhar bons momentos.
Está na hora de cortar o cordão umbilical que me prende a esta comunidade que me recebeu tão calorosamente e com tanta entrega. Obrigado a TODOS pelo bem que me fizeram sentir enquanto estive "desterrada" em Fafe.
Peço desculpa pelo tom lamecha, mas é tudo sentido.
Um abraço e até breve.
Um abraço e até breve.
Cristina Romba
23 julho 2011
Nosso poster no III Encontro de Escolas a Ler +
Etiquetas:
encontro escolas a ler +,
poster
22 julho 2011
III Encontro de Escolas a Ler +
Realizou-se em Lisboa, no passado dia 15 de Julho, o III Encontro de Escolas a Ler +. O nosso agrupamento esteve presente, pela segunda vez consecutiva, no evento que contou, este ano, com a participação de 77 escolas - as escolas a ler +.
Foi uma oportunidade muito enriquecedora, de partilha de boas práticas e de convívio.
Aqui ficam algumas imagens.
19 julho 2011
Entre a cidade e as serras
No passado dia 12 de Julho, realizou-se um passeio de fim de ano, organizado pela Direcção do agrupamento e com a colaboração do Projecto a Ler +. O itinerário incluiu uma viagem de autocarro até à Régua. Daqui partimos num passeio de comboio ao longo do rio Douro, na linha do Tua, localidade onde um opíparo almoço nos esperava (com uma ementa de fazer inveja ao próprio Eça). Após o almoço regressámos à Régua, de onde nos dirigimos a Tormes para uma visita guiada à casa de Eça de Queirós.
Professores e assistentes operacionais do agrupamento num dia memorável, não obstante algumas peripécias que acabaram por nos divertir e tornar o dia inesquecível.
E, já agora, uma recomendação para as férias: a leitura ou a releitura de "A cidade e as serras" ou outro título do grande mestre.
Professores e assistentes operacionais do agrupamento num dia memorável, não obstante algumas peripécias que acabaram por nos divertir e tornar o dia inesquecível.
E, já agora, uma recomendação para as férias: a leitura ou a releitura de "A cidade e as serras" ou outro título do grande mestre.
Etiquetas:
Eça de Queirós,
Régua,
Rio Douro,
Tormes,
Tua
Festa de encerramento do ano lectivo no pavilhão multiusos
Foi no passado dia 22 de Junho que se realizou a festa de encerramento do ano lectivo, como sempre, no Pavilhão Multiusos de Fafe.
Foi um momento enriquecido pela participação dos nossos alunos, desde as crianças do pré-escolar até aos alunos do 9º ano.e até um grupo de professores e professoras deu o seu contributo.
Perante uma plateia quase totalmente lotada, houve coreografias, recitação de poemas, pequenas dramatizações e um discursos da Directora a encerrar a noite e o ano lectivo.
Etiquetas:
encerramento do ano lectivo,
festa
21 junho 2011
Entrega de prémios
Aproveitámos o clima de festa e procedemos à entrega de prémios aos vencedores dos vários concursos e iniciativas que a BE e a equipa do Projecto a Ler + dinamizaram ao longo do ano e se prolongaram até ao final do 3º período.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Foram entregues os prémios às alunas que foram apuradas para a fase distrital do concurso que teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no passado dia 9 de Abril. À Ana Boaventura e à Carla Pereira, do 9º A, e à Filipa Fernandes, do 9º C, foram entregues livros de presente.
Parabéns, mais uma vez! Bons exames, boas férias e boas leituras!
CONCURSO "QUEM É QUEM"
As vencedoras deste certame, que receberam cada uma o seu livro e um diploma, foram:
1º Lugar: Carla Fernandes, 8º A, nº 6 (que acertou a identificação do escritor/poeta do concurso nas onze edições).
2º Lugar: Sónia Silva, 6º A, nº 22 (que acertou três vezes).
Os restantes alunos que participaram no evento, mas não acertaram tantas vezes, receberam um diploma de participação.
Parabéns a todos!
LEITOR 5 ESTRELAS
Para premiar os melhores leitores do agrupamento, foram igualmente apurados os Leitores 5 estrelas, um para cada ano de escolaridade. Cada um recebeu um diploma, um crachá leitor 5 estrelas e um livro. Assim, temos os seguintes:
1º ano: Ana Beatriz Carvalho Fernandes, da turma FR1 da EB1/JI de Ferreiros;
2º ano: Beatriz Santos Castro, da turma FR2 da EB1/JI de Ferreiros;
3º ano: Carolina Gonçalves P. C. Fernandes, da turma FR3 da EB1/JI de Ferreiros;
4º ano: João Miguel Freitas Peixoto, da turma C1.4 da EB1/JI de Cepães;
5º ano: não houve candidatos;
6º ano: Margarida Correia, da turma A, da EB 2,3 de Arões;
7º ano: Andreia Pereira, da turma C, da EB 2,3 de Arões;
8º ano: Carla Fernandes, da turma A, da EB 2,3 de Arões;
9º ano: Cátia Gonçalves, da turma C, da EB 2,3 de Arões.
Parabéns a todos! Continuem a ler muito e com gosto.
TOP LEITOR DO ANO
Para aqueles alunos que ao longo do ano requisitaram mais livros também houve prémios.
1º Lugar: Inês Fernandes, 5º A, nº 10 - 42 livros requisitados;
2º Lugar: Margarida Correia, 6º A, nº 14 - 30 livros requisitados;
3º Lugar: Carla Fernandes, 8º A, nº 6 - 26 livros requisitados.
Os prémios, claro, foram livros.
Parabéns a todos! Continuem a participar nas nossas actividades e leiam muito!
Parabéns a todos! Continuem a participar nas nossas actividades e leiam muito!
Etiquetas:
concursos,
prémios,
vencedores
Comemoração do Centenário da República
No âmbito das comemorações do centenário da República, a nossa escola apresentou hoje uma resconstituição da Revolução Republicana de 1910: antecedentes, a revolução e os principais acontecimentos do pós-revolução. Numa mega produção em que estiveram envolvidas quase todas as turmas, a Área de Projecto, o Grupo de EVT e a comissão para comemoração do centenário da EB 2,3 de Arões, tivemos oportunidade de assistir a um momento único de articulação e celebração. Oportunamente, apresentar-vos-emos as fotos da actividade.
Etiquetas:
centenário,
comemoração,
República Portuguesa
16 junho 2011
Concurso quem é quem - Apuradas as vencedoras
Carla Fernandes, do 8º A e Sónia Silva, do 6º A são as grandes vencedoras deste certame - desta edição e de todo o concurso, pois acertaram mais vezes ao longo das várias edições. Parabéns Carla e Sónia!
Ao longo de onze sessões, desafiámos os nossos alunos a adivinhar o escritor ou poeta da quinzena, apenas concedendo alguma pistas e uma caricatura. Por aqui passaram José Saramago, Oscar Wilde, Sophia de Mello Breynner, Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Jorge Amado, António Torrado, Miguel Torga, Mia Couto e Hans Christian Andersen, não necessariamente por esta ordem.
Ao longo de onze sessões, desafiámos os nossos alunos a adivinhar o escritor ou poeta da quinzena, apenas concedendo alguma pistas e uma caricatura. Por aqui passaram José Saramago, Oscar Wilde, Sophia de Mello Breynner, Alice Vieira, Maria Alberta Menéres, Jorge Amado, António Torrado, Miguel Torga, Mia Couto e Hans Christian Andersen, não necessariamente por esta ordem.
O poeta da última edição era Fernando Pessoa e os vencedores foram Carla Fernandes, do 8º A, Sónia Silva do 6º A e Gilberto Júnior do 1º B. Quem és tu Gilberto? Se és do Agrupamento de Arões, contacta-nos.
Todos os participantes irão receber um certificado de participação e a primeira e segunda vencedora receberão também um prémio. Certificados e prémios serão entregues na festa do Centenário da República, que no nosso Agrupamento se celebrará no dia 21 deste mês.
Etiquetas:
concurso quem é quem,
Fernando Pessoa
Tertúlia Chá com Livros
E já aconteceu!
A nossa tertúlia chá com livros foi um êxito estrondoso. Participaram mais alunos que nas tertúlias anteriores e ainda tivemos a participação de duas assistentes operacionais e duas encarregadas de educação. Falámos de livros que gostámos, que nos tocaram de alguma maneira e, por isso, recomendamos a sua leitura. Falámos de géneros literários e tendências de leitura dos jovens, ontem e hoje, demos voz aos jovens e aos seus gostos. O Luís ofereceu-se para servir o chá e ainda se leram alguns poemas.
Um agradecimento muito especial à Sofia, à Paula, à Teresa, à Isabel e à Manuela pelos bolinhos, bules e toalhas - sem vós isto não teria sido possível.
Um agradecimento muito especial à Sofia, à Paula, à Teresa, à Isabel e à Manuela pelos bolinhos, bules e toalhas - sem vós isto não teria sido possível.
Obrigado a todos por terem participado. Foi uma experiência inesquecível.
Aqui ficam alguns testemunhos.
Etiquetas:
recomendações de leitura,
tertúlia chá com livros
Subscrever:
Mensagens (Atom)











