Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

06 dezembro 2011

Concurso: "Queres ganhar prémios com a coleção CHERUB?"

Durante o mês de novembro foi dinamizado na nossa biblioteca um concurso: "Queres ganhar prémios com a coleção CHERUB?", promovido  pela Porto Editora. Para participar no concurso, os alunos tinham de ler o livro "O Recruta" da coleção CHERUB e depois responder a um questionário. Depois de corrigidos os questionários foram apurados os resultados:
1.º João Ribeiro e Rúben Costa, do 9.º A;
2.º Diana Ribeiro, 8.º D;
3.ºCláudia, 8.ºC;
4.º Carla Fernandes, 9.º A;
5.º Marcos Pereira, .º A;
6.º Luis Castro, 9.º D;
7.º João Leite, 9.º A;
8.º Bruno Ribeiro, 9.º A;
9.º Andreia Pereira, 8.º C.
Todos os participantes irão receber um certificado de participação e um prémio, de acordo com o lugar apurado no resultado.

26 outubro 2011

Atividades - Outubro mês internacional da BE

Hora do conto: "O Tubarão na Banheira"
  • Concurso marcadores de livros
  • Eleição do leitor do mês
  • Dinamização do espaço do escritor do mês – Miguel Torga
  • Afixação de poemas de Miguel Torga
Dia 18:
  • 12h – Hora do conto: “O Tubarão na Banheira”
Dia 24:
  • Divulgação dos vencedores do concurso de marcadores de livros.
  • Atividade: “Partilha de leituras”
  • Atividade: “Palavras Escondidas”
Dia 25:
  • 12:30 h – Hora do conto: “A Flor da Alegria”

16 outubro 2011

Outubro - Mês internacional da biblioteca escolar

De acordo com os objectivos definidos pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 24 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber.Um Poder para a Vida".



26 agosto 2011

Despedida de verão

Agosto está a chegar ao fim e com ele a minha permanência em Arões.
Ano lectivo novo, vida nova. Este ano que vai começar irei, literalmente, pregar para outra freguesia. Estou de volta ao Alentejo que me viu nascer. Parto com muita expectativa e desejo de mudança, mas também com muita saudade de Arões: da escola, das pessoas, do ambiente de trabalho que tanto me enriqueceram e fizeram crescer profissional e individualmente, onde pude realizar alguns dos sonhos que acalentava desde menina (a uma pequena escala, mas é assim que se começa). Onde conheci algumas das pessoas mais fascinantes e impecáveis, com quem tive o prazer de trabalhar e partilhar bons momentos.
Está na hora de cortar o cordão umbilical que me prende a esta comunidade que me recebeu tão calorosamente e com tanta entrega. Obrigado a TODOS pelo bem que me fizeram sentir enquanto estive "desterrada" em Fafe.
Peço desculpa pelo tom lamecha, mas é tudo sentido.
Um abraço e até breve.
Cristina Romba


23 julho 2011

Nosso poster no III Encontro de Escolas a Ler +

Aqui vos deixo o poster que o nosso agrupamento apresentou no III Encontro de Escolas a Ler +, que se realizou em Lisboa, no passado dia 15 de Julho.

22 julho 2011

III Encontro de Escolas a Ler +

Realizou-se em Lisboa, no passado dia 15 de Julho, o III Encontro de Escolas a Ler +. O nosso agrupamento esteve presente, pela segunda vez consecutiva, no evento que contou, este ano, com a participação de 77 escolas - as escolas a ler +.
Foi uma oportunidade muito enriquecedora, de partilha de boas práticas e de convívio.
Aqui ficam algumas imagens.

19 julho 2011

Entre a cidade e as serras

No passado dia 12 de Julho, realizou-se um passeio de fim de ano, organizado pela Direcção do agrupamento e com a colaboração do Projecto a Ler +. O itinerário incluiu uma viagem de autocarro até à Régua. Daqui partimos num passeio de comboio ao longo do rio Douro, na linha do Tua, localidade onde um opíparo almoço nos esperava (com uma ementa de fazer inveja ao próprio Eça). Após o almoço regressámos à Régua, de onde nos dirigimos a Tormes para uma visita guiada à casa de Eça de Queirós.
Professores e assistentes operacionais do agrupamento num dia memorável, não obstante algumas peripécias que acabaram por nos divertir e tornar o dia inesquecível.
E, já agora, uma recomendação para as férias: a leitura ou a releitura de "A cidade e as serras" ou outro título do grande mestre.


Festa de encerramento do ano lectivo no pavilhão multiusos

Foi no passado dia 22 de Junho que se realizou a festa de encerramento do ano lectivo, como sempre, no Pavilhão Multiusos de Fafe.
Foi um momento enriquecido pela participação dos nossos alunos, desde as crianças do pré-escolar até aos alunos do 9º ano.e até um grupo de professores e professoras deu o seu contributo.
Perante uma plateia quase totalmente lotada, houve coreografias, recitação de poemas, pequenas dramatizações e um discursos da Directora a encerrar a noite e o ano lectivo.


21 junho 2011

Entrega de prémios

Aproveitámos o clima de festa e procedemos à entrega de prémios aos vencedores dos vários concursos e iniciativas que a BE e a equipa do Projecto a Ler + dinamizaram ao longo do ano e se prolongaram até ao final do 3º período.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Foram entregues os prémios às alunas que foram apuradas para a fase distrital do concurso que teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no passado dia 9 de Abril. À Ana Boaventura e à Carla Pereira, do 9º A, e à Filipa Fernandes, do 9º C, foram entregues livros de presente.
Parabéns, mais uma vez! Bons exames, boas férias e boas leituras!


CONCURSO "QUEM É QUEM"

As vencedoras deste certame, que receberam cada uma o seu livro e um diploma, foram:

1º Lugar: Carla Fernandes, 8º A, nº 6 (que acertou a identificação do escritor/poeta do concurso nas onze edições).

2º Lugar: Sónia Silva, 6º A, nº 22 (que acertou três vezes).

Os restantes alunos que participaram no evento, mas não acertaram tantas vezes, receberam um diploma de participação.

Parabéns a todos!

LEITOR 5 ESTRELAS
Para premiar os melhores leitores do agrupamento, foram igualmente apurados os Leitores 5 estrelas, um para cada ano de escolaridade. Cada um recebeu um diploma, um crachá leitor 5 estrelas e um livro. Assim, temos os seguintes:

1º ano: Ana Beatriz Carvalho Fernandes, da turma FR1 da EB1/JI de Ferreiros;

2º ano: Beatriz Santos Castro, da turma FR2 da EB1/JI de Ferreiros;

3º ano: Carolina Gonçalves P. C. Fernandes, da turma FR3 da EB1/JI de Ferreiros;

4º ano: João Miguel Freitas Peixoto, da turma C1.4 da EB1/JI de Cepães;

5º ano: não houve candidatos;

6º ano: Margarida Correia, da turma A, da EB 2,3 de Arões;

7º ano: Andreia Pereira, da turma C, da EB 2,3 de Arões;

8º ano: Carla Fernandes, da turma A, da EB 2,3 de Arões;

9º ano: Cátia Gonçalves, da turma C, da EB 2,3 de Arões.

Parabéns a todos! Continuem a ler muito e com gosto.

TOP LEITOR DO ANO
Para aqueles alunos que ao longo do ano requisitaram mais livros também houve prémios.

1º Lugar: Inês Fernandes, 5º A, nº 10 - 42 livros requisitados;

2º Lugar: Margarida Correia, 6º A, nº 14 - 30 livros requisitados;

3º Lugar: Carla Fernandes, 8º A, nº 6 - 26 livros requisitados.

Os prémios, claro, foram livros.

Parabéns a todos! Continuem a participar nas nossas actividades e leiam muito!



Comemoração do Centenário da República

No âmbito das comemorações do centenário da República, a nossa escola apresentou hoje uma resconstituição da Revolução Republicana de 1910: antecedentes, a revolução e os principais acontecimentos do pós-revolução. Numa mega produção em que estiveram envolvidas quase todas as turmas, a Área de Projecto, o Grupo de EVT e a comissão para comemoração do centenário da EB 2,3 de Arões, tivemos oportunidade de assistir a um momento único de articulação e celebração. Oportunamente, apresentar-vos-emos as fotos da actividade.