Páginas
09 outubro 2012
14 setembro 2012
Bem-vindos!!
É com muito carinho que a equipa da Biblioteca dá a todos as boas-vindas, na esperança que neste ano letivo possamos fazer a diferença...
| Alunos do 5.º ano (na escola pela primeira vez), visitam a BE. |
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende!"
Leonardo da Vinci
15 junho 2012
LEITOR CINCO ESTRELAS
No final deste ano letivo foram selecionados os leitores cinco estrelas - um por cada ano de escolaridade. Os alunos tiveram que preencher um impresso com as notas do segundo período e com os livros lidos durante este ano letivo. Assim sendo os leitores premiados foram os seguintes:
- Beatriz Santos Castro - 3º ano ( Ferreiros )
- Fernandina Lopes Costa - 4º ano ( Cepães )
- Juliana Oliveira - 5ºC
- Ana Margarida Pereira Oliveira - 6ºC
- Sónia Marisa Silva - 7ºA
- Andreia Filipa Pereira - 8ºC
- Carla Patrícia Fernandes - 9ºA
As alunas vencedoras receberam um certificado e um crachá. Muitos Parabéns às vencedoras!
- Fernandina Lopes Costa - 4º ano ( Cepães )
- Juliana Oliveira - 5ºC
- Ana Margarida Pereira Oliveira - 6ºC
- Sónia Marisa Silva - 7ºA
- Andreia Filipa Pereira - 8ºC
- Carla Patrícia Fernandes - 9ºA
As alunas vencedoras receberam um certificado e um crachá. Muitos Parabéns às vencedoras!
31 maio 2012
Dia Mundial Sem Tabaco
Alteração do paladar, cancro do pulmão, doenças cardíacas, envelhecimento precoce ou risco elevado de aborto, no caso de mulheres grávidas, são algumas das consequências do tabagismo. No dia 31 de maio comemorou-se o dia Mundial sem Tabaco, um dia para o mundo pensar nos efeitos maléficos do cigarro. Por isso, nada melhor que envolver os alunos numa atividade prática, que pode mudar o comportamento das pessoas.
A atividade "Maços Poéticos" consistiu em levar até cada uma das turmas um maço, que em vez de cigarros tinha no seu interior poemas, para serem entregues a cada um dos alunos da turma e ao professor. De seguida ficaria a cargo do professor a leitura ou não de um ou mais desses mesmos poemas.
29 maio 2012
Concurso: "Um poema para a minha mãe"
Entre os dias 17 de abril e 3 de maio, esteve a decorrer na
biblioteca um concurso: “um poema para a minha mãe”, destinando-se a premiar
poemas escritos por alunos do 2.º e 3.º ciclos da nossa escola.
Porque foram muitos os alunos que quiseram participar e com
poemas de grande qualidade, a equipa da biblioteca decidiu premiar não apenas
um aluno por ciclo mas dois alunos por ano de escolaridade e expor os seus
poemas numa árvore colocada na biblioteca para o efeito.
As mães dos alunos vencedores foram convidadas para uma
pequena cerimónia, que teve lugar na nossa biblioteca escolar no dia 8 de maio.
Nessa cerimónia as mães foram premiadas com a leitura dos poemas dos seus filhos
e com uma rosa entregue pela diretora do nosso Agrupamento.
Foi uma atividade muito emotiva e um momento muito especial para todos os presentes.
15 maio 2012
O Escritor Daniel Marques Ferreira visita o Agrupamento de Escolas de Arões
Ontem, dia 14 de maio, o nosso agrupamento contou com a presença do escritor de histórias infanto-juvenis Daniel Marques Ferreira, que se deslocou às EB1/JI para a realização de encontros com todos os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar. Nestes encontros, o escritor fez uma abordagem ao seu percurso como escritor e ao mundo inspirador das suas histórias. Tendo, os presentes a oportunidade de entrevistar o autor assim como de verem autografadas as obras do referido autor.
Daniel Marques Ferreira nasceu em Macinhata doVouga, em Águeda mas reside atualmente em Ponte de Lima. É formado em pintura, pela Escola de Artes
Decorativas do Porto e especializou-se na área de design gráfico. O gosto pela escrita deu-se desde muito cedo mas foi aos 17 anos que publicou a sua primeira produção, o suplemento "Juvenil" do Diário de Lisboa, tendo publicados atualmente cerca de duas dezenas de livros na área
infanto-juvenil. No seu dia a dia dedica-se exclusivamente à escrita, à pintura e ao contato com crianças e jovens nas escolas através de encontros de promoção do livro e da leitura.
| Add caption |
23 abril 2012
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR
A 23
de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A
UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro.
A
data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a
23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899
nasceu Vladimir Nabokov.
Também
a 23 de Abril nasceu e morreu William Shakespeare.
A
data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural,
essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento
económico.
12 abril 2012
Concurso de Leitura Expressiva, Estátuas Vivas e Chá com Livros
No dia 19 de Março realizou-se na Biblioteca da escola o Concurso de Leitura Expressiva no qual participaram alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. Cada aluno lia dois textos: um escolhido por ele e outro fornecido pela Biblioteca. Fizeram parte do júri os professores: Paulo Malojo, Gabriela Ribeiro, Orlanda Silva, Maria do Alívio Sousa e Alcina Lopes. Apesar de todos os alunos lerem bem e de uma forma expressiva foram escolhidos como vencedores os seguintes: Laura Cardoso ( 4º ano - EB1 Cepães ); Samuel Freitas ( 5ºE ); Ana Paula Pereira ( 6ºC ); Sónia Fernandes ( 7ºA ); Vânia Leite ( 8ºB ) e Sara Guimarães ( 9ºC ).
Na 5ª feira, dia 22 de Março os alunos do terceiro ciclo deslocaram-se ao Multiusos em Fafe para dinamizar a atividade "Estátuas Vivas" relacionada com cenas de "Os Lusíadas".
A Semana da Leitura e das Línguas encerrou com a Tertúlia de Chá com Livros levada a cabo na Biblioteca na Sexta-feira, dia 23 de Março à tarde. Na Tertúlia participaram os elementos da Direção, alunos, docentes, auxiliares da ação educativa, a equipa da Biblioteca, o Representante dos Encarregados de Educação e os escritores Acácio Almeida e José RicardoLopes. Falou-se sobre experiências de leitura e livros. Finalizou-se com um pequeno lanche.
11 abril 2012
Feira do Livro
Na semana de 19 a 23 de Março realizou-se na Biblioteca da Escola a 8ª Feira do Livro. A oferta era grande havendo livros para todos os gostos e idades. Houve uma enorme aderência por parte da comunidade escolar quer na visita à Feira do Livro quer na aquisição de livros. Pelo número de livros vendidos notou-se que tem havido uma evolução positiva no que diz respeito ao gosto pela leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
