Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

31 outubro 2017

Visita do autor João Manuel Ribeiro

No passado dia 20 esteve nas escolas do 1º ciclo, do nosso agrupamento, o escritor João Manuel Ribeiro, a apresentar o livro "Pequenos Corações Verdes".
A apresentação correu muito bem, muito dinâmica, com muita participação dos nossos alunos.
Obrigada João Manuel Ribeiro.



2017 / 2018

Resultado de imagem para bem vindos à biblioteca

26 abril 2017

25 DE ABRIL

No dia 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população.


Resenha da Semana da Leitura

Aqui vão algumas das atividades levadas a cabo na nossa escola. Tivemos um pouco de tudo, desde concursos de leitura expressiva e poemas, bibliopaper, estátuas vivas, contadores de histárias, cinema e teatro. Tivemos ,também uma grande envolvência de toda a comunidade educativa.

20 fevereiro 2017

Concurso Concelhio de Leitura

Na segunda fase do concurso, que se realizou no dia 8 de fevereiro, na escola Básica de Arões, ficaram apurados para a terceira fase os alunos:

          Rui da escola do Monte;
          Matilde de escola de S. Romão;
          Vitor da escola de Cepães e
          Ana Francisca de Fareja.
Todos os meninos estão de parabéns, pois realizaram provas excelentes!

Mais dia dos namorados

Na escola do Monte


Dia de S. Valentim


04 janeiro 2017

11 novembro 2016

Quadras de S. Martinho

Aqui ficam algumas... Pelas alunas Carla, Francisca e Inês do 5º B


Mês das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro, foi o mês das Bibliotecas.
Fizemos várias atividades. Vê algumas imagens!

25 maio 2016

Escola Básica do Monte

Mais uma atividade da semana da leitura!

http://www.calameo.com/read/004803971eef7ade46196

13 maio 2016



Uma luz que brilha no coração
Pirilampo Mágico está de volta!
Campanha arranca esta semana.

A Campanha Pirilampo Mágico 2016 decorre entre 7 e 29 de maio em todo o país. Na Escola Básica de Arões – Santa Cristina terá início a 9 de maio, segunda-feira.
Esta campanha decorre anualmente, durante o mês de maio, desde o ano de 1987 e tem como objetivo a angariação de fundos em favor das CERCI e outras organizações do mesmo género.
A “Campanha Pirilampo Mágico” envolve muitas organizações, não tem fins lucrativos e conta com a colaboração de milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos. Pretende informar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e ao exercício da cidadania plena deste tipo de população bem como integrar as pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência respeitando a sua diferença e rentabilizando o seu potencial.

12 maio 2016

Campanha Pirilampo Mágico 2016 – Entrevista à Prof. Olga Costa



Esta entrevista tem como objetivo conhecer melhor a professora de Educação Moral e Religiosa Católica e saber qual o seu envolvimento nesta atividade.

Ruben Faria - Qual o objetivo desta campanha?
Prof. Olga Costa – Esta campanha pretende dar a conhecer às pessoas a realidade vivida nas CERCI, mas também recolher fundos monetários para fazer face às despesas das instituições.
Gabriel Silva - Por que motivo aderiu a ela?
Prof. Olga Costa –Eu aderi à campanha porque penso que é importante dar a conhecer a realidade das pessoas com deficiência.
Francisco Ribeiro - Qual é a sua intenção ao desenvolver esta atividade?
Prof. Olga Costa – Com esta atividade pretendo desenvolver nos alunos a importância da aceitação da diferença e que, com um pequeno gesto solidário, podemos fazer sorrir alguém.
Francisco Ribeiro - Qual é o seu papel nesta campanha?
Prof. Olga Costa – Dinamizar e ser intermediária entre a CERCIFAF e a escola.
José Luís Pereira - Acha que é a pessoa indicada para dinamizar esta atividade?
Prof. Olga Costa – Isso só a comunidade educativa é que pode avaliar.
José Luís Pereira - Desde quando é que se associa à campanha do “Pirilampo Mágico”?
Prof. Olga Costa – Desde que sou professora, ou seja, há doze anos.
Luís Rafael Guimarães - Pensa continuar a desenvolver esta atividade na escola?
Prof. Olga Costa – Sim, por todas as escolas por onde passar.
Ruben Faria - Gosta de participar neste tipo de atividades?
Prof. Olga Costa – Sim, porque considero que é muito importante ajudar os outros de modo desinteressado e gratuito.
Gabriel Silva - Esta campanha tem algum fim lucrativo?
Prof. Olga Costa – Não. Esta campanha apenas pretende recolher fundos monetários para suportar ou ajudar a suportar as despesas das instituições.
Gonçalo Veloso - Acha que o “Pirilampo Mágico” traz felicidade a quem o compra?
Prof. Olga Costa – Eu penso que sim, porque quando compramos alguma coisa sabendo que é para ajudar os outros, devemos sentir-nos felizes. Mas também porque o nosso gesto vai fazer alguém feliz.
Francisco Ribeiro - Se pudesse escolher, que cor teria o “Pirilampo Mágico” do próximo ano?
Prof. Olga Costa – Eu faria um pirilampo com o arco-íris.