Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

23 maio 2011

Gosto de ler, porque...

Mais um testemunho de uma professora sobre o "vício" da leitura.

«Sem dúvida que gosto muito de ler. O fascínio da leitura começou muito cedo. Lembro-me muito bem de acompanhar o meu pai na leitura do jornal “Comércio do Porto” aos fins-de-semana. Adorava fazer as palavras cruzadas e resolver alguns enigmas. Lembro-me da colecção da Anita, das histórias tradicionais, dos livros de banda desenha “ O patinhas”... Depois seguiram-se a colecção dos cinco, os sete, de Enid Blyton e por aí fora. O gosto pela leitura nunca mais parou, já que nunca deixei de imaginar enquanto lia. As personagens tomavam forma, os cenários existiam, podia visualizar a aventura claramente. Sabem, as personagens ficavam à minha espera, chamavam por mim. Era uma sensação fantástica!
Na aldeia onde morava, passava a carrinha da Gulbenkian. Era uma festa a chegada daquele maravilhoso carrinho! Todas as crianças da rua corriam à procura de mais aventuras. E sabem porquê, meninos? Não havia estas maravilhosas Bibliotecas Escolares, mas, nem por isso, a leitura era posta de lado. No 5º ano, fazíamos a biblioteca de turma. O dia da troca de livros era à 2ª feira e a ansiedade era imensa. Todos ansiavam pela troca dos livros e pelas partilhas de leituras. Lembro-me da minha professora de português, a professora Dorinda, maravilhosa, sem dúvida!
Mais tarde e, porque eram leituras obrigatórias, as minhas leituras evoluíram e os clássicos marcaram, de facto, esta fase da minha vida. Júlio Dinis, com A Morgadinha dos Canaviais, Camilo Castelo Branco, com O Amor de Perdição. Muito chorava eu ao ver o fiozinho de seda a descer pela janela, trazendo uma carta de amor. Mas, sem sombra de dúvida, Eça de Queirós é o eleito. Li muitos livros deste escritor, porque me identifico com a sua forma de escrever, o realismo que imprime nas descrições, no carácter majestoso das personagens, o humor sempre presente cativa qualquer leitor. Eça é o meu escritor de eleição. O Crime do Padre Amaro, Os Maias, A Cidade e as Serras, o Primo Basílio
Dos escritores estrangeiros e actuais, sou apaixonada pela Isabel Allende, A casa dos espíritos, A Filha da Fortuna, O Retrato a Sépia, A Ilha debaixo do Chão , entre muitos outros… Outro escritor que adoro é José Rodrigues dos Santos. O livro A Filha do Capitão é fantástico… Às vezes digo aos meus filhos que gostaria de reformar-me só para ter mais tempo para ler e dedicar-me às minhas alfaces e ao meu jardim.»

Professora Paula Sobral

Sem comentários:

Enviar um comentário