Biblioteca da Escola Básica de Arões - Santa Cristina
Agrupamento de Escolas de Fafe

06 junho 2011

Dia Mundial do Ambiente

Em 15 de Dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu definir um dia mundial para o ambiente, o que fez com a apresentação da resolução nº 2994 (XXII). Desde então, tem-se celebrado o Dia Mundial do Ambiente a 5 de Junho.
Este ano de 2011, comemorou-se mais um Dia Mundial do Ambiente sob o tema “Florestas: a natureza ao seu serviço”, dado estar a decorrer o Ano Internacional das Florestas.
Os serviços prestados pelas florestas à humanidade e à vida sobre a terra em geral são inúmeros: são os “pulmões” do planeta, capturando dióxido de carbono e libertando oxigénio, tendo assim um papel determinante no controlo das alterações climáticas, proporcionam  os mais ricos ecossistemas terrestres com inúmeras espécies animais e vegetais – sendo, pois, factores determinantes para uma existência com qualidade.
Para que as florestas possam manter e melhorar estes contributos inestimáveis, para que se possa fazer face a ameaças reais graves como a desflorestação indevida (ao nível mundial cada ano é destruída uma área equivalente a Portugal), a extensão da monocultura por espécies exóticas com a consequente ameaça à biodiversidade, etc., é necessária e urgente a consciencialização para atitudes responsáveis, que passam necessariamente por medidas de gestão sustentável das florestas tendo em vista uma “economia verde” e os consequentes benefícios económicos, sociais e ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário